Hospital São Lucas realiza atividades especiais no Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

01/11/2017 - 08h06

Novembro azul 2017, Hospital São LucasO cuidado com a saúde do homem deve receber atenção durante o ano todo. No entanto, o mês de novembro é um período especial, em que ocorre o estimulo à discussão e a divulgação de dados sobre o tema. Por isso, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) promoverá diversas atividades com o objetivo de conscientizar e engajar a população durante o Novembro Azul.

Para auxiliar na disseminação de informações e incentivar o debate, no dia 3 de novembro, sexta-feira, o São Lucas promoverá a palestra Novembro Azul: Cuidados com a saúde do Homem, ministrada pelo urologista Gustavo Carvalhal. A iniciativa será realizada às 12h30min, no Anfiteatro Ir. José Otão (Av. Ipiranga 6690 – 2º andar), e contará com coquetel antes do início da apresentação. Os primeiros 20 participantes a chegarem receberão ainda um vale cortesia de uma barbearia. O evento tem entrada franca.

Segundo o chefe do Serviço de Urologia do HSL, Jorge Antônio Pastro Noronha, ações como essa são essenciais no trabalho de conscientização da população, permitindo o debate e modificando hábitos. “O comportamento do homem em relação a esse tema mudou muito. Antes, eles eram bem mais radicais, mas, hoje, todos têm um grande acesso à informação. Eles vêm procurar, vêm fazer o exame, têm uma noção mais fiel da realidade. Perdem o medo e passam a se cuidar mais”, ressalta.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Como só apresenta sintomas em estágios mais avançados, muitas vezes, a doença acaba sendo identificada somente quando a chance de cura já é menor. Por isso, o acompanhamento periódico com um especialista e o diagnóstico veloz são tão importantes, podendo ser determinantes para o sucesso do tratamento.


Leia Mais Veja todas