Hospital São Lucas permite visita de animais de estimação aos pacientes

Os encontros são acompanhados por colaboradores e precisam ser autorizados pela equipe médica

09/05/2019 - 16h34
HSL, Hospital São Lucas, animais, cachorro

As visitas dos pets precisam respeitar as orientações de segurança / Foto: Bruno Todeschini

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) agora permite a vista de animais de estimação através do projeto Pata Amiga. A iniciativa autoriza que pacientes internados há mais de uma semana recebam a visita de seus cachorros, de acordo com as orientações da instituição e com acompanhamento dos profissionais responsáveis. O objetivo é tornar a experiência e o ambiente hospitalar mais acolhedores e alegres para as famílias que vivem esse momento.

Para os interessados em promover o encontro, o primeiro passo é manifestar o desejo à equipe de enfermagem. A visitação será liberada pelo médico responsável, e depende do quadro de saúde do paciente e da análise de riscos e benefícios individuais. O processo é acompanhado por colaboradores capacitados, de acordo com as combinações realizadas com o grupo. “O contato com os bichinhos vai muito além da companhia que proporcionam. Um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia. Brincar e doar amor diminui muito o estresse, e é com este intuito apresentamos o Pata Amiga, pensando no bem-estar dos nossos pacientes”, explica a diretora assistencial da instituição, Simone Ventura.

Entre as ações bem-sucedidas está a visita da cadela Phoebe para sua dona, Marieta Pasqualotti. Segundo os familiares, a iniciativa gerou reflexos positivos tanto para a paciente quando para a pet. “A cadelinha fica muito triste sempre que a mãe precisa internar. Da mesma forma, ela também sente muita falta da sua companheira de quatro patas. São muito apegadas, não desgrudam. Essa notícia nos deixou muito felizes, foi emocionante para a Marieta e para a Phoebe. É um trabalho lindo e só podemos agradecer”, reflete Marilene Pasqualotti, filha de Marieta.  De acordo com a enfermeira Roberta Marco, coordenadora do projeto, existem estudos científicos que comprovam os benefícios psicológicos e fisiológicos do contato com os animais para pessoas hospitalizadas.  “No HSL, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande evolução e melhora de estado”, analisa.

Critérios para visitação

  • Liberação do encontro pelo médico assistente
  • Animal saudável e com comportamento previsível
  • Carteira de vacinação atualizada
  • Atestado de médico veterinário comprovando o estado de saúde do animal com data de, no máximo, cinco dias anteriores à visita
  • Banho completo
  • Visita de apenas um animal por paciente
  • Utilização de focinheira e guia durante o acesso às dependências do hospital

Leia Mais Veja todas