Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Hospital São Lucas atrai alunos internacionais para período de internato

Estudantes de medicina de instituições conveniadas à PUCRS integram atividades em Porto Alegre

18/10/2019 - 16h10
Luis_manuel_Ley_Dominguez,intercâmbio,internato,medicina

Luis Manuel com a professora Lisiane Perez, da Escola de Medicina / Foto: Arquivo pessoal

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) tem sido cada vez mais escolhido como destino para o período de internato médico para estudantes internacionais de instituições conveniadas à PUCRS. Considerada a última etapa da graduação em medicina, a modalidade é a fase em que o estudante tem contato direto com o dia a dia da profissão, com orientação direta dos professores.

O estudante Luis Manuel Ley Dominguez, da Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, escolheu o HSL após uma busca pelas instituições parceiras de sua universidade. “Vi a PUCRS entre as melhores universidades do Brasil e por isso apostei nesse país como destino para esse período internacional”, conta o futuro médico. Sobre a experiência, o estudante relata que tem sido repleta de aprendizados, tanto na questão do idioma, quanto no cotidiano do hospital. Interessado na área cirúrgica, Dominguez chama a atenção para a oportunidade de vivenciar a medicina, ao mesmo tempo em que conhece uma nova cultura.

A experiência também tem sido enriquecedora para o estudante colombiano Luis Andres, da Universidad Industrial de Santander. Em sua primeira estada no Brasil, o estudante também destaca a oportunidade de aprender um novo idioma, ao mesmo tempo que vive as práticas da medicina em um novo país.

Intercâmbio de ideias
Para o coordenador geral do internato em Medicina, Leonardo Viliano Kroth, receber alunos de instituições internacionais no internato representa uma oportunidade de intercâmbio de ideias, ensino e aprendizagem, além de proporcionar maior visibilidade da instituição a nível mundial. “Para os alunos da PUCRS, a interação com os alunos internacionais na nossa Escola de Medicina possibilita crescimento no conhecimento através do treinamento de idiomas e da troca de experiências no âmbito profissional e pessoal. Abre-se, também, a possibilidade aos nossos estudantes para estágios nestas instituições, através do convênio estabelecido e dos vínculos com os colegas que estiveram na nossa Escola”, avalia o professor.

Alunos internacionais que tenham interesse em realizar internato no Hospital São Lucas da PUCRS podem solicitar mais informações pelo e-mail mobilidade.in@pucrs.br.