Hospital realiza campanha para banco de sangue

Apenas 3,5 milhões dos 207,7 milhões de brasileiros são considerados doadores regulares

14/02/2018 - 13h53

banco de sangue, hslFrequentemente, o Ministério da Saúde divulga preocupantes números sobre doação de sangue. No país, apenas 1,7% da população é considerada doadora, sendo que a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3%.  Isso faz com que os hemocentros estejam sempre fazendo inúmeras campanhas e apelos para a comunidade, tentando conseguir repor seu estoque. No banco de sangue do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), em 2017 foram realizadas em média 629 doações por mês, não alcançando a meta, que era de 700 doações.

Uma pessoa pode ajudar até outras quatro, porém tudo depende do fluxo das doações. Um bolsa de sangue é dividida, no mínimo, em três componentes: plasma, glóbulos vermelhos e plaquetas, com durabilidade de armazenamento de 1 ano, 35 dias e 5 dias respectivamente. Para tanto, as doações regulares e espontâneas são fundamentais na manutenção do estoque.

“O cadastro de doadores é fundamental para que possamos suprir nossas demandas, pois muitas vezes temos muito fluxo de doações em uma semana e na outra uma baixa”, relata o coordenador do Setor de Hemoterapia do HSL, Marco Antonio Winckler.

Como doar

Para doar sangue é preciso cumprir algumas exigências como ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 só podem participar com autorização do responsável e maiores de 60 se já tiverem realizado doações antes. É essencial ter, no mínimo, 50 quilos e um bom estado de saúde. Não pode estar em jejum e nem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. No momento da doação é necessário a apresentação da carteira de identidade com foto.

Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três, respeitando o limite anual de quatro e três doações respectivamente. Doadores com novas tatuagens devem aguardar 12 meses para fazer a próximo doação.

A lista completa de orientações pode ser conferida no site.

Serviço:

  • Onde: 2º andar do hospital (Av. Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre)
  • Quando: De segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30min. Sábado – das 8h às 12h, mediante agendamento (exceto feriados)
  • Requisitos: Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização de pais/responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde e portar documento de identidade oficial com foto.
  • Informações: (51) 3320-3455 e no site www.hospitalsaolucas.pucrs.br (Link Banco de Sangue).

Leia Mais Veja todas