Holly Cowman estará na PUCRS para debater cooperação entre Brasil e Irlanda

13/09/2018 - 11h56
Holly Cowman,Conexões Internacionais

Holly Cowman, diretora de RI no Mary Immaculate College / Foto: Divulgação

No próximo dia 27 de setembro acontece a primeira edição do Conexões Internacionais, que neste ano debaterá as pesquisas de cooperação internacional. Com um olhar ultrapassando fronteiras, a pesquisadora irlandesa Holly Cowman, diretora de Relações Internacionais no Mary Immaculate College, em Limerick, vem à PUCRS ministrar a palestra Ireland and Brazil: Initiatives to consolidate internationalization of higher education, onde tratará sobre a importância e os desafios da internacionalização no ensino superior.

Com mestrados em Psicoterapia Integrativa pela University of Limerick, em Filosofia e Literatura pela Mary Immaculate College, e em Estudos Fílmicos pela University College Dulin, além de bacharelado em Filosofia e Estudos de Mídia e Comunicação, Holly possui ampla experiência na área da internacionalização do Ensino Superior, principalmente em mobilidade acadêmica de discentes através do Programa Erasmus+.

Internacionalização na Irlanda

À frente do escritório internacional da universidade irlandesa, Holly comemora a conquista do recente financiamento Erasmus + ICM de quase 400 mil euros para fomento da internacionalização. O investimento tem permitido um grande aumento na mobilidade de estudantes e docentes em diferentes partes do mundo, além da organização de programas de curto prazo.

De acordo com Holly, na Irlanda existe uma meta para que 15% da população estudantil seja composta por estudantes internacionais até 2020. “Isso nos encoraja a sair de nossas fronteiras e contar nossa história em um palco maior”, adiciona. Ela destaca a importância das iniciativas governamentais para subsidiar movimentos de internacionalização.

As bolsas de estudo oferecidas pelo Governo da Irlanda, por exemplo, têm sido essenciais para oportunizar a ida de estudantes ao país, pois, sem elas, não teriam condições de realizar mobilidade. “No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer e eu espero ver mais investimentos do governo para atrair, principalmente, estudantes de países menos favorecidos. Acredito que esses alunos têm muito a contribuir com a nossa comunidade universitária”, afirma.

Aproximações entre Brasil e Irlanda

2018_08_14-conexoes_internacionais(907x550)As possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Irlanda são vastas, de acordo com Holly. Para a pesquisadora, as similaridades entre os irlandeses e os brasileiros permitem que essas oportunidades se multipliquem. “Os estudantes do Brasil que vêm estudar na Irlanda criam um forte vínculo de amizade com a comunidade irlandesa. Realizamos, inclusive, um dia especial de cooperação Brasil-Irlanda no Rio de Janeiro, em abril deste ano. Foi uma oportunidade de compartilhar algumas colaborações em andamento e discutir possíveis cooperações futuras”, conta.

Holly destaca eventos que discutam internacionalização, como o próprio Conexões Internacionais, como forma de promover uma comunidade cada vez mais global. O intercâmbio de professores também é uma valiosa maneira de fortalecer os vínculos, assim como a troca de estudantes a curto e longo prazo.

“O aprendizado online também deve ser explorado, tornando-se uma importante ferramenta para envolver estudantes de diferentes nacionalidades. Além disso, projetos e supervisão conjunta de pesquisas são excelentes meios para fortalecer os laços internacionais”, finaliza.

Sobre o Conexões Internacionais

Com o objetivo de discutir a internacionalização na pós-graduação e a cooperação internacional na pesquisa, a primeira edição do Conexões Internacionais é promovida pela Assessoria de Cooperação Internacional, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). O evento contará com palestras, cases de sucesso e troca de experiências sobre o que é a pesquisa internacional, como ela é feita e quais os impactos e desafios da internacionalização no meio acadêmico. Confira a programação completa no site.