Haitianos recebem aulas de Língua Portuguesa

Atividade está na terceira edição, e é resultado de parceria entre PUCRS e Paróquia Santa Clara

11/05/2018 - 09h12
curso, aula, aulas, português, imigrantes, estrangeiros, haitianos, Haiti, Letras, Escola de Humanidades

Imigrantes e professores na Paróquia Santa Clara / Foto: Nathana Fouchy

No sábado, dia 5 de maio, iniciaram-se as aulas de Língua Portuguesa para imigrantes haitianos na Paróquia Santa Clara, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. A atividade, em sua terceira edição, resulta da parceria entre a Escola de Humanidades, o Centro de Pastoral e Solidariedade e a Paróquia Santa Clara. A primeira aula contou com a presença de 15 alunos, mas a expectativa é de que 40 imigrantes passem pela formação até o dia 7 de julho, data prevista para a conclusão, com entrega de certificados. Dos estudantes, muitos chegaram a Porto Alegre no final de abril deste ano, e encaram o grande desafio de aprender uma nova lingua.

Nos próximos sábados, no período das 9h30min até às 11h30min, a decana associada da Escola de Humanidades da PUCRS, Regina Kohlrausch, a professora do curso de LetrasCristina Perna, e os mestrandos do curso de Letras, Aline Antunes e Rafael Ferreira, conduzirão as atividades.  No encontro do dia 5 de maio, o Centro de Pastoral e Solidariedade esteve presente na abertura das atividades, conduzindo o momento de oração e integração por meio da música, e entregando aos alunos kits com caderno e material para a escrita.

Realizadas inicialmente no primeiro e segundo semestre de 2017, as aulas atenderam aproximadamente 50 haitianos, oportunizando a muitos destes a inserção no mercado de trabalho. Confira neste link como foi a primeira edição.