Hackatown propõe repensar a mobilidade urbana em Porto Alegre

Moradores e empresas se reuniram no Tecnopuc entre 18 e 20 de janeiro

21/01/2019 - 18h31
Participantes do Hackatown estão reunidos, levantando os braços em comemoração

Foto: Marcos Oliveira

E se você pudesse recriar Porto Alegre? Esse foi o desafio proposto aos participantes do Hackatown Porto Alegre Mobilidade, evento que reuniu a comunidade, a iniciativa privada e entidades governamentais para repensar serviços e espaços públicos. Entre os dias 18 a 20 de janeiro, os inscritos utilizaram o ambiente do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para encontrar soluções para as dificuldades de mobilidade urbana da Capital. O Hackatown foi promovido por Minha Porto AlegrePoint – Facilitação Criativa, Shoot The Shit, Mercado Brasco e Global Shapers. As ideias de destaque integrarão o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Itaú, 99 Táxis e WRI Brasil.

Porto Alegre para quem?

Mobilidade urbana é um assunto de todos. Atualmente, de acordo com a ONU, 55% da população mundial vive em cidades, e a taxa brasileira de urbanização já supera os 80%. Além da superlotação do transporte público, má condição das ruas e avenidas e a ausência de ciclovias enfrentadas pelos porto-alegrenses, aqueles que possuem necessidades especiais convivem com a dificuldade de encontrar rampas de acessibilidade, corrimãos e outras facilidades.

Conforme a líder de Impacto Social do Tecnopuc, Gabriela Ferreira, explorar alternativas para essas questões é contribuir para a criação de um ambiente mais eficiente e inclusivo. “Esse é um dos compromissos do Tecnopuc: o que sabemos têm de ser empregado em benefício da sociedade. Discutir mobilidade urbana é um meio para isso”, afirma a gestora.

Para que o município tenha acesso aos recursos destinados às obras previstas no Plano de Mobilidade Urbana, o documento precisa ser entregue ao Governo Federal até abril de 2019. “A participação popular é determinante nesse processo. A Universidade está possibilitando isso, cedendo o espaço e participando das ações”, completa Gabriela.

Participantes do Hackatown apresentam projeto em um palco para outros inscritos

Foto: Marcos Oliveira

Estudo, criação e implantação

Ao longo do Hacktown, moradores e empresas vivenciaram uma imersão no tema. Durante três dias, o grupo acompanhou palestras sobre mobilidade urbana, para que estivessem alinhados com as novidades e tendências do campo e estimulassem sua criatividade. As atividades de criação foram divididas em dois momentos: Inspiração e Mão na Massa. Nas fases de Inspiração, eram estudados modelos aplicados com sucesso em outras regiões, para que características replicáveis pudessem ser identificadas. Nas etapas de Mão na Massa, a equipe idealizava soluções a partir da metodologia do design thinking (abordagem dos problemas através da observação e foco nas necessidades do usuário ou cliente) e estimava seus possíveis efeitos.

Entre as opções sugeridas pela equipe, destacam-se a sinalização com arte urbana de cruzamentos com alta incidência de acidentes (com o uso de grafite), a revitalização de praças abandonadas e de paradas de ônibus sem iluminação, além da educação no trânsito. Segundo Gabriela, que também atua como diretora Técnica na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o evento rendeu projetos para educar motoristas de aplicativo e veículos públicos sobre inclusão e diversidade no trânsito.

Algumas das medidas passarão a integrar o Plano de Mobilidade de Porto Alegre. Com a aprovação do planejamento pelo Governo Federal, a liberação das verbas acontece a partir de abril de 2019, e segue pelo período de dez anos. Pela próxima década, Porto Alegre receberá investimentos na área e desfrutará dos melhoramentos propostos pelos integrantes do Hackatown.

Hackeando cidades

A proposta do Hackatown é ser um espaço de cocriação, onde diferentes grupos da comunidade e da iniciativa privada podem interagir em nome da inovação – redesenhando o funcionamento das cidades e conquistando benefícios para seus habitantes. Para abraçar as diferentes necessidades de um município, a temática varia a cada edição.

 

 

 

 

 


Leia Mais Veja todas