Global Tecnopuc é inaugurado

Novo espaço é voltado à inovação aberta e contou com recursos da Finep, PUCRS e HP

02/10/2015 - 14h25

Na tarde de quinta-feira, 1º de outubro, a PUCRS, em parceria com a HP, inaugurou o Global Tecnopuc. Estiveram presentes na cerimônia o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, o presidente da HP Brasil, Luciano Corsini, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fabio Branco, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Além deles, participaram da cerimônia o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, o diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Rafael Prikladnicki, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais, gestores e funcionários das empresas instaladas no Tecnopuc e naRaiar – Incubadora de Empresas da Universidade, alunos, funcionários, professores e pesquisadores da Instituição. O novo espaço tem 4 mil m² e recebeu recursos de R$ 17 milhões da Finep, PUCRS e HP. Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do livro Tecnopuc: Pessoas, Criatividade e Inovação, escrito por Patrícia Knebel e Jorge Audy.

Corsini destacou o potencial brasileiro e gaúcho em desenvolver projetos ousados e inovadores e salientou que a HP aposta neste diferencial e, por isso, investe em iniciativas como o Global Tecnopuc. Destacou ainda a sólida união com a PUCRS, que começou antes da inauguração do próprio Parque, em 2003. “Esta união é baseada no compartilhamento dos nossos valores e no foco em desenvolver capital humano, permitindo que as pessoas aprimorem competências e tragam soluções para a sociedade”, apontou.

Baseado nos conceitos do Global Tecnopuc – criatividade, internacionalização, coworking e open innovation, Clotet reforçou a importância do empreendimento para a sociedade. “Trata-se de um conjunto emblemático para o desenvolvimento organizado na sociedade do conhecimento, que deve fomentar a motivação e a iniciativa, desenvolvendo atitudes que contribuam para a cidadania e para o bem estar da comunidade”, salientou o Reitor da PUCRS.

Audy, que participou da concepção do Tecnopuc e também do Global Tecnopuc, entende que o novo espaço “consolida a trajetória do Parque e projeta uma nova fase para a Universidade enquanto ambiente de inovação, contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade”. Prikladnicki salientou que o Global é a expressão física da essência do Tecnopuc: construção colaborativa e relacionamento qualificado. “Nossos esforços estão em conectar de forma orgânica os diferentes atores inseridos no nosso ecossistema de inovação. O Global é um projeto inovador e que pode ser resumido em duas palavras: conexão e inovação aberta”, reforçou o diretor. Atualmente o Tecnopuc abriga 124 operações e reúne mais de 6,5 mil pessoas. Após a cerimônia, os convidados puderam assistir a um show de artistas circenses e participaram de um coquetel de confraternização.
Sobre o Global
Diferente de todos os outros prédios existentes no Tecnopuc, o Global não abrigará empresas. Estará dedicado a receber projetos temporários realizados entre os diferentes públicos que se relacionam com o Tecnopuc: empresários de grandes players mundiais, de startups e spin offs, alunos, professores, pesquisadores, além de representantes de instituições públicas e privadas. A ideia central do Global é ser um ponto de conexão entre estes agentes. Para isso, conta com infraestrutura de salas de aula, áreas de convivência internas e externas, de exposições e de alimentação, além do Laboratório de Criatividade HP-PUCRS, que passará de 60m² para 300m².

Pensado para atender a conceitos convergentes com a missão do Parque e da PUCRS, o Global foi concebido para atuar em quatro dimensões: criatividade, internacionalização, networking e convivência. Todas ancoradas em fomentar ações inovadoras, integrando em rede iniciativas para diferentes públicos, refletindo em resultados para a sociedade. O Tecnopuc diferencia-se enquanto ambiente de inovação por ter como premissa a interação e o relacionamento qualificado. E aposta no Global para potencializar o que já existe. Como a intenção é fazer transbordar a atuação do Parque para o Campus da PUCRS e para a cidade, a Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS também terá um espaço no ambiente do Global.
PUCRS, em parceria com a HP, inaugura o Global Tecnopuc (29/9)