Gestores de ambientes de inovação da América Latina fazem imersão no Tecnopuc

Durante uma semana, participantes de programa de formação visitaram estrutura do parque e apresentaram trabalhos

20/12/2018 - 08h55
Gestores de Ambientes de Inovação da América Latina

Foto: Bruno Todeschini

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) recebeu na última semana gestores de ambientes de inovação da América Latina para a fase de estágio do Programa Interamericano de Formação de Gestores para Ambientes de Inovação (PIFGAI). A 2ª edição do Programa contou com 15 representantes da região, envolvendo sete países. A Pasantia (fase de estágio) passou por uma intensa agenda entre os dias 10 e 14 de dezembro, quando os participantes visitaram a estrutura do parque e da Universidade, além de apresentarem os trabalhos finais do curso.

O PIFGAI é promovido pela Organização Universitária Interamericana (OUI), através do Colegio de Las Américas (COLAM), programa focado na promoção de redes acadêmicas. O curso é semipresencial, com dois encontros presenciais: o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), que em 2018 foi realizado no México e em 2019 será sediado na PUCRS, e o período de estágio, realizado no Tecnopuc em 2017 (na 1ª Edição) e 2018. A coordenação geral está a cargo do diretor executivo de COLAM, Fernando Daniels. A coordenação acadêmica está sob a responsabilidade do diretor do Centro de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ideia) da PUCRS, Eduardo Giugliani.

A OUI tem sede em Montreal, no Canadá, e é uma associação de Universidades que reúne cerca de 400 Instituições de Ensino Superior das Américas, da qual a PUCRS faz parte. O COLAM possuiu eixos de trabalho e um deles é de inovação, no sentido de trabalhar com as universidades para que estejam mais capazes de direcionar e atuar em processos de inovação. “Essa ideia surgiu junto ao professor Jorge Audy (superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS), visando constituir uma rede de experiências que poderiam contribuir para que mais universidades estejam abertas para enxergar a inovação. Esse pensamento original foi consolidado neste programa. É essa a importância da PUCRS neste contexto, ela participa da OUI, sendo fundamental para criarmos o PIFGAI e para que possamos executá-lo”, destaca Daniels.

Gestores de Ambientes de Inovação da América Latina, Fernando Daniels

Foto: Bruno Todeschini

A proposta do programa é desenvolver capacidades para a gestão estratégica de ambientes de Inovação. O público alvo são funcionários e colaboradores de Universidades e Organizações que lideram e gerem esses processos de implementação, atualização ou transformação desses ambientes em vetores do desenvolvimento e inclusão social. Por quatro meses, o grupo estuda os conceitos básicos e fundamentos desses sistemas e de como funcionam efetivamente na prática. Cada participante tem seu projeto, que é desenvolvido ao longo do curso, com a expectativa de implementação após às atividades. A fase final da formação é o estágio, no qual os participantes conhecem e conversam com profissionais de todo o mundo e podem ver o que está sendo feito ao redor do globo. “Para eles é muito importante observar, na prática, um modelo que já deu certo. Eles conseguiram extrair muitas coisas e esse é o maior valor agregado da proposta. Não temos uma visão apenas técnica, mas cultural, geográfica, política. Também surgem oportunidades de parceria e de troca”, avalia Daniels.

Segundo o diretor executivo de COLAM, o Tecnopuc é um modelo interessante por representar um parque tecnológico inserido em uma universidade, o que impulsiona uma mudança no Campus, recebendo empresas e direcionando a PUCRS em uma visão de futuro específica. “O grau de desenvolvimento é muito avançado, temos os CriaLab, como exemplo de criatividade, temos a fase de incubação, temos o processo de relacionamento com as empresas, o relacionamento orgânico entre mercado e pesquisa, e também as ações fora da Universidade, em parceria com os governos e a administração da cidade, além do Aliança pela Inovação, com outras instituições”, comenta.