Gerontologia Biomédica tem primeira dupla diplomação com Holanda

Paula Feltes fez doutorado na Universidade de Groningen e na PUCRS

01/08/2018 - 15h51
Foto: Arquivo pessoal

Graduada em Farmácia pela PUCRS, Paula Kopschina Feltes conquistou a primeira dupla diplomação do Programa de Pós-Graduação de Gerontologia Biomédica em uma instituição estrangeira. Por dois anos, conduziu sua pesquisa na Universidade de Groningen, na Holanda, e defendeu sua tese em 11 de julho.

Com o estudo The two sides of the coin of psychosocial stress: Evaluation by positron emission tomography, Paula desenvolveu experimentos para verificar a associação entre estresse psicossocial, neuroinflamação, metabolismo cerebral e comportamento depressivo. Ao estudar o efeito da recorrência de traumas da adolescência durante o envelhecimento em modelos animais, observou que ao terem acesso à encontros agressivos e vencerem os mesmos, seus sistemas de recompensa eram ativados, o que também é relacionado ao vício em drogas.

Orientada pelos pesquisadores Erik De Vries e Janine Doorduin, da Universidade de Groningen, e pela professora Cristina M. Moriguchi Jeckel, da PUCRS, a pesquisa resultou em cinco artigos científicos publicados em periódicos classificados internacionalmente entre os 25% de maior fator de impacto. Após o título de PhD, foi contratada pela própria instituição holandesa como coordenadora de pesquisas clínicas. Fundada em 1614, a universidade possui um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de imagens PET (tomografia por emissão de pósitrons) que é reconhecido internacionalmente.