Galeria de reitores recebe o quadro do Ir. Joaquim Clotet

Gestor esteve à frente da PUCRS entre os anos de 2004 e 2016

18/06/2018 - 14h40
entronização, quadro, irmão joaquim clotet, evilázio teixeira, maristas, reitoria, salão nobre

A partir da direita: Reitor Ir. Evilázio Teixeira, ex-reitor Ir. Joaquim Clotet e vice-reitor Jaderson Costa da Costa
Foto: Camila Cunha

A PUCRS promoveu nesta segunda-feira, 18 de junho, a entronização do quadro do Ir. Joaquim Clotet na galeria de reitores da Universidade. A homenagem foi precedida de uma cerimônia no Salão Nobre da Reitoria, da qual participaram convidados e lideranças contemporâneas da gestão liderada por Clotet, entre os anos de 2004 e 2016, além de gestores atuais da Instituição, como o vice-reitor Jaderson Costa da Costa, pró-reitores e decanos. O Ir. Evilázio Teixeira realizou um discurso em deferência ao seu antecessor, do qual foi vice-reitor por 12 anos, destacando que “a excelência foi a palavra-chave da gestão do Ir. Joaquim”. O ex-reitor permanece exercendo a docência na PUCRS, lecionando a disciplina de Bioética nos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia, Medicina e Odontologia.

Em sua fala, Teixeira também recordou os eixos norteadores adotados no período de atuação do homenageado, que “teve a marca do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento”, assinalou. O reitor também fez referência à nova configuração acadêmico-administrativa, implementada por meio do projeto Reformulação Acadêmica da Estrutura Organizacional e do Modelo de Gestão e Governança (Reorgg), que repercutiu na criação das oito Escolas existentes atualmente. Segundo Teixeira, “ela também foi base para o movimento PUCRS 360º, que traduz as mudanças que estamos colocando em prática para nos aproximarmos cada vez mais às expectativas da sociedade em relação ao papel da Universidade, com fidelidade à missão”, ressaltou.

Diálogo e empenho coletivo

entronização, quadro, irmão joaquim clotet, evilázio teixeira, maristas, reitoria, salão nobre

Obra é de autoria do pintor retratista Leandro Melo
Foto: Camila Cunha

O Ir. Joaquim Clotet, durante sua manifestação, rememorou que as conquistas obtidas nos 12 anos à frente da Reitoria seguiram as recomendações do Vaticano. “Acreditamos, como o Papa Francisco, que a fé ilumina a existência nos seus diversos aspectos, incluídas, de modo especial em nosso caso, a educação, a pesquisa e a saúde”, afirmou. Sobre as realizações, destacou a importância da atuação em equipe e a necessidade permanente de diálogo para a conquista de bons resultados. “Mostramos à sociedade a força do empenho coletivo na busca constante de excelência acadêmica e da relevância das pesquisas e da inovação, alvo de toda instituição contemporânea de Educação Superior, reforçada neste caso pelo fato de sermos um centro de saber católico e marista”, finalizou.

Clotet, que em 2017 realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio recebido da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, da PUCRS e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No mesmo ano, o ex-reitor foi reconhecido como visiting fellow do Exeter College de Oxford.

Breve currículo

O professor Ir. Joaquim Clotet é doutor em Filosofia e Letras, área de concentração em Ética, pela Universidade de Barcelona. Detém os títulos de Doutor Honoris Causa pela Dalhousie University (Canadá) e pela Universidade São Marcelino Champagnat (Peru). Atuou como professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona e leciona Bioética nos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia, Medicina e Odontologia na PUCRS. Também é professor visitante da Universidade Santiago de Compostela (Espanha), nas universidades Nacional de La Plata e de Buenos Aires (Argentina), além da Universidade Federal da Bahia. Clotet também foi membro da Comissão Nacional sobre o Acesso e Uso do Genoma Humano, do Ministério da Saúde, bem como é autor de 11 livros nas áreas de filosofia, de ética e de bioética, publicados na Espanha, Argentina e Brasil.


Leia Mais Veja todas