Futuro sustentável é tema do primeiro Simpósio Pró-Mata

Evento ocorre de 22 a 25 de novembro, e submissão de resumos segue até 17 de setembro

04/09/2018 - 14h30

2018_08_30-simposio_pro_mata(907x550)Com o objetivo de reunir e conectar pesquisadores que realizam ou realizaram pesquisas científicas no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS, será realizado, de 22 e 25 de novembro, o 1º Simpósio Pró-Mata. Com a temática Construindo Ciência para um futuro sustentável, o evento contará com palestras, oficinas e sessões de apresentações orais e de pôsteres, realizadas no prédio 50 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A iniciativa busca, além de divulgar e discutir as pesquisas já desenvolvidas no Centro, promover um debate acerca dos desafios futuros do Centro, tendo em vista a sua transformação em uma Unidade de Conservação. Além das ações promovidas no Campus, nos dias 24 e 25 será realizada uma excursão para o Pró-Mata, localizado no Município de São Francisco de Paula, atividade que é opcional.

Submissão de resumos

O Simpósio é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, potenciais parceiros e financiadores de projetos desenvolvidos no Centro.  A submissão de resumos está aberta até o dia 17 de setembro, pelo e-mail [email protected], e, após essa data, será disponibilizado o link para as inscrições online, que são gratuitas e obrigatórias para emissão de certificado de participação e para apresentação de trabalhos. A lista de resumos aprovados será divulgada no dia 1º de outubro. Mais informações podem ser obtidas acessando este link.

Sobre o Pró-Mata

O Projeto Pró-Mata foi desenvolvido dentro da Universidade, a partir da ideia de se criar uma Área de Conservação, voltada basicamente para a pesquisa e a conservação da natureza, proposta pela Universidade de Tübingen, da Alemanha, com a qual a PUCRS possui um convênio de cooperação desde 1983. O projeto trabalha de forma efetiva ao lado de inúmeras outras Universidades, entidades governamentais e não governamentais, integrada à estratégia de ação em nível nacional e internacional, visando encontrar e definir as formas mais adequadas de o homem interagir com o ambiente.