Free Zone da PUCRS passa a integrar rede mundial de Fab Labs

29/10/2018 - 15h44
Free Zone

Foto: Camila Cunha

O Espaço Free Zone da PUCRS acaba de entrar para a rede mundial de Fab Labs, vinculada à FabLabs Foundation. No início do ano, a equipe do laboratório Free Zone, que integra o IDEIA – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade, submeteu a inscrição para compor a lista mundial de espaços makers e foi indexado à rede na última semana.

Para fazer parte do programa, que iniciou em 2001 no MIT (Massachusetts Institute of Technology), é preciso atender a algumas exigências, como possuir algumas máquinas específicas: uma impressora 3D, uma cortadora a laser, uma cortadora de vinil, uma fresadora de pequeno formato e outra de grande formato. Além disso, é necessário ter uma agenda aberta ao público pelo menos uma vez por semana, requisito que começa a ser cumprido no espaço da PUCRS já neste mês. A partir da próxima semana, todas as sextas-feiras à tarde, os equipamentos do Free Zone, assim como o apoio especializado da equipe, estarão à disposição do público. No local, é possível fazer desenhos em softwares, artefatos, maquetes e protótipos. A área conta com furadeiras, impressoras 3D e diversas outras ferramentas e funciona das 8h às 22h30.

Free Zone

Foto: Camila Cunha

Para o Diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, a inserção do Free Zone na rede de Fab Labs amplia internacionalmente a visibilidade do espaço. “A certificação é também um passo pró-desenvolvimento da capital, já que o laboratório passa a ser aberto para a comunidade. É mais uma ação para contribuir com o que vem sendo proposto pela Aliança para a Inovação de Porto Alegre”, observa Giugliani.

O professor da Escola Politécnica da PUCRS e gestor das atividades do Free Zone, Filipi Vianna, complementa dizendo esse tipo de serviço atrai novos empreendedores e, assim, contribui com o ecossistema e com o desenvolvimento de projetos que podem impactar positivamente a sociedade.

O Fab Lab está localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e já é aberto ao público interno da Universidade, que inclui alunos, professores, funcionários e integrantes das organizações instaladas no Tecnopuc. A comunidade externa poderá acessar o local a partir da próxima semana, via agendamento de horário, realizado por meio do telefone (51) 3320 3565 ou o e-mail [email protected].

Para saber mais sobre os serviços oferecidos, acesse http://www.pucrs.br/ideia/laboratorios/ ou diretamente o link da rede global de Fab Labs https://www.fablabs.io/labs/freezone.