Fórum de pró-reitores da Região Sul discute pesquisa e pós-graduação

Encontro do Foprop aconteceu nos dias 7 e 8 de maio, no Campus

13/05/2019 - 12h24
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, PROPESQ, CAPES

Professora Sônia Nair Báo, diretora de Avaliação da Capes / Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS sediou, nos dias 7 e 8 de maio, o Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop Sul). A reunião possibilitou a discussão do planejamento estratégico da pós-graduação e a proposta do novo processo de avaliação dos programas de pós-graduação que estão sendo discutidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre os convidados desta edição, estavam a diretora de Avaliação da Capes, Sônia Nair Báo e a professora da Universidade de Brasília (UnB) Connie McManus Pimentel, que atuou na implementação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt). Para a pró-reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Carla Bonan, a reunião trouxe elementos importantes que serão discutidos com os programas da Universidade, especialmente no âmbito de avaliação e estratégias para o desenvolvimento da internacionalização da pós-graduação.

Novo processo de avaliação

A Diretoria de Avaliação da CAPES iniciou em 2018 ações para o aprimoramento dos instrumentos da avaliação, entre elas a alteração na ficha de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu. No encontro na PUCRS, Sônia falou sobre as alterações no número de quesitos e itens da ficha de avaliação, destacando aqueles que verdadeiramente discriminam a qualidade dos programas. Com isso, se dará mais ênfase à formação e avaliação de resultados do que nos processos. Além disso, a autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação realizado pela instituição passarão a ser considerados no processo de julgamento.

 Sobre o Fórum

Criado há 33 anos, o Foprop é composto por representantes de 248 instituições de ensino e de pesquisa associadas. O Fórum tem, entre outras ações, a missão de propor às agências de fomento nacionais, regionais e estaduais a adoção de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no País, além de colaborar com as associações de dirigentes universitários e outras entidades com foco no desenvolvimento do setor.


Leia Mais Veja todas