Formação contribui para vencer preconceitos

Profissionais e gestores realizam curso sobre saúde da população LGBT

25/07/2018 - 08h53
posto de saúde, UBS

Aulas buscam maior esclarecimento na luta contra a discriminação
Foto: Cesar Lopes/PMPA

A maior incidência de câncer de colo do útero e de mama em mulheres lésbicas pode ser explicada pelo fato de evitarem o monitoramento da sua saúde, temendo o preconceito. O dado, revelado pelo professor Angelo Brandelli, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, mostra a necessidade de maior esclarecimento dos profissionais e dos gestores para que se vença a luta contra a discriminação. O problema do acesso aos serviços, a violência física e psicológica até mesmo na assistência, suas necessidades específicas e boas práticas fazem parte da Formação EAD em Saúde da População LGBT, realizada pela PUCRS em conjunto com a UFRGS e a Secretaria de Estado da Saúde. Neste segundo semestre, começará a quarta edição do curso on-line, com mais 200 pessoas capacitadas – o total chega a 800 de todas as regiões do Estado. O início das aulas está previsto para outubro. Informações pelo telefone (51) 3353-7745. As inscrições são gratuitas.

Participam gestores de políticas públicas, médicos, residentes, enfermeiros, psicólogos e professores. Um dos coordenadores, Brandelli informa que o conteúdo programático passou por discussão em fóruns envolvendo as duas universidades, o governo e representantes de movimentos sociais, além de usuários. “Muitas vezes a discriminação faz com que os profissionais prescrevam o tratamento de forma inadequada, inconscientemente, para a população LGBT. Avaliamos o curso com os frequentadores e notamos que diminuíram o preconceito.”

Oito mestrandos e doutorandos e quatro alunos da graduação em Psicologia da PUCRS atuam como tutores, auxiliando os participantes da formação na compreensão de conteúdos mais específicos.

Capacitação para trans

Durante cinco meses, outro projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ofereceu capacitação a sete pessoas trans para facilitar a entrada no mercado formal de trabalho. Coordenada pela professora Kátia Rocha, a iniciativa teve a parceria de Dell, SAP e ADP, que apresentaram a demanda de inclusão de grupos minoritários na área de TI. Três alunos de graduação e um de pós participaram.

A formação envolveu interessados em ingressar nesse campo. Aprenderam a elaborar currículo, fizeram oficinas e visitaram as empresas. “Puderam perceber que há espaço no mercado. Muitas vezes não enviam currículo por terem medo de não serem aceitos. Isso ajuda a replanejar a carreira”, afirma o professor Angelo Brandelli, um dos envolvidos no projeto.