Festival Marista de Robótica está com inscrições abertas

Tema deste ano traz os desafios e impactos da exploração espacial

17/06/2019 - 14h20

Festival Marista de Robótica, Centro de Eventos, PUCRSFestival Marista de Robótica, um dos principais eventos educacionais deste segmento no Brasil, está com inscrições abertas até 1° de julho. Estudantes da PUCRS estão convidados a participar da edição que este ano tem como tema Os desafios e impactos da exploração espacial, homenageando os 50 anos da primeira viagem do homem à lua, protagonizada por Neil Armstrong. Duas modalidades estão disponíveis ao Ensino Superior: Desafio de Drones e Incubando Ideias. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, no prédio 41 (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre). Mais informações podem ser conferidas no site do Festival, no qual também está o vídeo com o convite.

Desafio de Drones

Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor.

Participam do Desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. A partir do ano de 2018, podem se inscrever equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).

Incubando Ideias

É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior de instituições públicas ou privadas. As equipes são desafiadas, a partir de uma temática central, a pensar em problemas de relevância social e a projetar, documentar e desenvolver iniciativas que respeitem os três eixos da sustentabilidade – econômico, social e ambiental -, para empreender melhorando o espaço em que vivem. ​​​

Sobre o festival

Criado em 2008, o evento reúne estudantes dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas, da PUCRS e de instituições educacionais externas, que se reúnem durante dois dias para protagonizar desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo. ​