FENG Eco Racing busca patrocinadores

Equipe quer arrecadar fundos para participar de competição nos EUA

06/03/2018 - 18h48

Minuano, Feng Eco RacingApós os títulos conquistados em competições no Brasil e nos Estados Unidos, a equipe FENG Eco Racing busca conquistar um novo desafio: projetar, fabricar e testar um carro de conceito urbano. O objetivo é participar da maior competição de eficiência energética do mundo, a Shell Eco-Marathon 2018, que ocorre no dia 19 de abril em Sonoma, na Califórnia. Pioneiro na América Latina, este é o único carro que irá concorrer na categoria urbana. Para arrecadar fundos para a viagem, o grupo aceita doações através de uma vaquinha online, que pode ser acessada neste link.

As características do novo projeto, denominado Minuano, são as mesmas de um automóvel comum: quatro rodas com freio a disco, duas portas, dois lugares e espaço para uma maleta. Mas o protótipo da FENG Eco Racing utiliza etanol (uma alternativa mais sustentável que os carros elétricos), sendo capaz de alcançar de 100 a 150km por litro da substância. O projeto, desenvolvido por alunos de graduação de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação, também contou com o auxílio de estudantes do curso de Design, que realizaram os estudos de carenagem e de ergonomia para o piloto.

A equipe

Minuano, Feng Eco RacingA FENG Eco Racing PUCRS foi criada em agosto de 2014, com o objetivo de projetar, construir e testar um protótipo com autonomia superior a 300 quilômetros por litro de Etanol, capaz de participar da competição Shell Eco Marathon 2016 em Detroit, nos Estados Unidos. Em 2016, a equipe foi a campeã brasileira da categoria Etanol na Shell Eco Marathon Brazil – Challenger Event 2016.

Em abril de 2017, conquistaram o terceiro lugar na categoria etanol da competição Shell Eco Marathon Americas. Na mesma competição, a equipe ficou com a 21° posição no ranking geral de protótipos à combustão interna, competindo com equipes experientes e renomadas de diferentes países da América.

O último recorde da equipe foi de 248 por litro de etanol, conquistado em novembro de 2017, no Rio de Janeiro, na competição nacional Shell Eco Marathon Brazil – Challenger Event 2017, na qual tiveram o primeiro carro da história da competição no Brasil a ser aprovado de primeira no teste de segurança. É com o protótipo de eficiência energética Tordilho que a equipe vem conquistando os atuais títulos e reconhecimento das demais equipes.