Feng conquista pódio na Shell Eco-marathon Americas

Protótipo da Faculdade de Engenharia foi o 3º mais eficiente na categoria Etanol

03/05/2017 - 12h54
Foto: Rick Osentoski/APImages/Shell

A Feng Eco Racing, equipe multidisciplinar da Faculdade de Engenharia da PUCRS, marcou presença na Shell Eco-marathon Americas 2017, realizada em Detroit, EUA, no final de abril. O grupo de estudantes, diplomados e professores conquistou o 3º lugar na categoria Etanol, percorrendo 206 quilômetros com um litro de álcool. Considerando todas as formas de combustão interna (gasolina, diesel, gás e etanol), a equipe ficou em 21º lugar, dentre os 56 veículos que completaram a prova, com representantes dos EUA, Canadá e México, entre outros países.

A competição consistia em dar 10 voltas em circuito fechado, no centro de Detroit, limitado a seis tentativas. A Feng Eco Racing completou cinco. “Não fizemos a sexta volta, pois o tempo acabou. Toda a vez que entramos na pista, nunca quebramos ou paramos. A maioria dos carros quebra durante as tentativas. O nosso carro, além de eficiente, é confiável”, destaca Anderson Antunes de Paulo, líder da equipe, diplomado em Engenharia Mecânica e aluno do mestrado em Engenharia em Tecnologia de Materiais.

Foto: Rick Osentoski/APImages/Shell

O protótipo de veículo de eficiência energética movido a biocombustível começou a ser desenvolvido em 2014, com peças leves, todo em fibra de vidro com pet reciclado e combustível de origem vegetal. Foi o único carro da competição com motor de moto, sendo que a maioria tem motor de roçadeira, que não é usado para transporte. “Isso mostra que a nossa tecnologia é aplicável no dia a dia. Com motor de scooter Honda, fizemos modificações de gerenciamento eletrônico e chegamos à marca de 206 quilômetros por litro. Nossa meta agora é chegar em 300 km com um litro de etanol”, afirma.

A integrante da equipe e aluna do 4º semestre de Engenharia Mecânica, Laura Matos, foi escolhida para levar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da competição. Em 2016, a equipe venceu a competição brasileira de eficiência energética, na categoria álcool.

Foto: Shell

Agora, a Feng Eco Racing começa a trabalhar em um novo modelo, o Urban Concept. “Vai ser um carro urbano, com dois lugares, farol, portas, limpador de para-brisa, pisca, espelho, freio a disco nas quatro rodas. Nossa ideia é fazer 150 quilômetros por litro de álcool, sendo o mais sustentável possível, com biocombustível e utilizando materiais disponíveis na natureza, reciclado ou reaproveitados”, conta De Paulo.