Feira de Carreiras expõe possibilidades da área da saúde

Palestra abordou a trajetória de profissionais da enfermagem, nutrição e fisioterapia

20/10/2017 - 15h06
Feira de Carreiras PUCRS 2017,Sandro Nowacki,fisioterapeuta,Simone Bach,nutricionista,Biblioteca Central Ir. José Otão,Luciano Castro,Izar Muller

Palestra foi realizada no saguão da Biblioteca Central
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

A Feira de Carreiras da PUCRS, encerrada nesta quinta-feira, 19 de outubro, apresentou durante a programação o painel O mercado promissor na área da saúde e bem-estar. Na ocasião, a nutricionista Simone Bach, o fisioterapeuta Sandro Nowacki e a enfermeira Izar Muller Behls compartilharam suas trajetórias profissionais, com a mediação do diretor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, professor Luciano Castro. O público teve a oportunidade de conhecer, a partir da experiência dos convidados, maneiras distintas e inovadoras de atuar no mercado da saúde e bem-estar dentro das novas tendências e possibilidades.

Os relatos demonstraram o crescimento e a flexibilização desse nicho de atuação, com foco na melhoria da qualidade de vida e da saúde. De acordo com Sandro Nowacki, sócio-fundador das escolas de Yôga Casa Rio Branco e Casa Bela Vista, em Porto Alegre, desde o lançamento dos empreendimentos em 2001, “a procura tem sido imensa nesse sentido, com as pessoas olhando mais para si, cuidando mais de si para conseguirem resultados no dia-a-dia”, relata.

Enfermagem com múltiplas conexões

Feira de Carreiras PUCRS 2017,Izar Muller Behls,Enfermeira

Enfermeira Izar Muller, do HSL
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

A diretora administrativa assistencial do Hospital São Lucas (HSL), Izar Muller, afirma que o mercado se mostra extremamente promissor no Brasil e no exterior, e vem acompanhando a evolução dos tempos, e a ideia, por exemplo, de que quem se formava em Enfermagem só poderia atuar nos cuidados com pessoas foi superada. “Hoje nós temos muitos enfermeiros que deslancham uma carreira profissional quando trabalham harmonizados com equipes multidisciplinares da engenharia, da fisioterapia e da nutrição, desde a organização de aplicativos até aparelhos de alta complexidade”, explica.

De acordo com Izar, a área da saúde foi uma das mais impactadas pela tecnologia nos últimos 30 anos, e diariamente é possível encontrar algo novo para beneficiar o cuidado de uma forma geral. A enfermeira alerta que “é essencial o profissional da saúde ter claro que a sua opção profissional está norteada pela relação com as pessoas, e que estas provavelmente estão no momento mais sensível das suas vidas”.

Nutricionista com canal no YouTube

Feira de Carreiras PUCRS 2017,Simone Bach,nutricionista,fisioterapeuta

Simone é nutricionista e youtuber
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Essas tendências também foram observadas pela nutricionista Simone Bach, associando-as ao fato do aumento da expectativa de vida, o que leva as pessoas a buscar viver com mais qualidade. “A área da mídia digital está crescendo bastante, a criação de aplicativos, assim como a questão de consultoria de produtos mais saudáveis. Muitas nutricionistas estão conseguindo se enxergar trabalhando nesse novo mercado”, afirma. Ela mesma encontrou nas redes a possibilidade de abranger a sua atuação, criando o canal de YouTube Cozinha Bach. “O canal surgiu há 3 anos e a ênfase é ensinar as pessoas a cozinhar o próprio alimento e também planejar as refeições da semana, uma necessidade que eu identificava muito. A falta de tempo fazia com que as pessoas não seguissem o plano alimentar, e foi daí que surgiu a ideia”, conta Simone, que também é fisioterapeuta.

A Feira de Carreiras

A Feira de Carreiras tem o objetivo de promover vínculos, empregabilidade e estabelecer uma conexão entre os estudantes e o mercado de trabalho. Ao longo dos dias 18 e 19 de outubro, estandes com o RH de diversas empresas estiveram na PUCRS, e palestras gratuitas debateram as possibilidades de trabalho e promoção profissional.