Exposição fotográfica retrata o cinema antigo

Na Biblioteca Central, a mostra tem entrada franca e é aberta ao público

10/01/2019 - 13h23
Divulgação: Acervo Biblioteca Central

Divulgação: Acervo Biblioteca Central

Até o dia 21 de fevereiro, está disponível no saguão da Biblioteca Central da PUCRS uma exposição sobre O cinema antigo em fotos. Esta é uma coleção com fotografias de filmes, cowboys, seriados, livros, cartazes, revistas; além de registros de astros de Hollywood famosos, como, por exemplo, Marilyn Monroe e Elvis Presley. O acervo pertence à coleção especial e está armazenada no 6° andar da Biblioteca. A exposição tem entrada franca e é aberta ao público.

Os registros fazem parte da coleção de Henrique Padjem, que foi arquiteto e design de interiores, e que como hobby, iniciou sua primeira coleção de história em quadrinhos com oito anos de idade.

 Curiosidades sobre as fotografias  

As peças colecionadas começaram a ser compradas por Henrique por volta dos anos de 1930 e são consideradas raras e importantes por virem de outros países. Dentre elas, tem especial relevância a coleção da Revista Scena Muda, principal periódico de cinema do Brasil, que circulou entre 1921 e 1955 e que contém alguns dos arquivos do colecionador. No repositório de fotografias e cartazes cinematográficos encontra-se uma extensa fonte para a pesquisa iconográfica.

 Sobre o acervo

O espaço está disponível a toda comunidade, apenas para consulta local. Não é permitido empréstimo, fotocópia e nem digitalização das obras, visando a conservação das mesmas. A pesquisa é realizada com acompanhamento de funcionários da Biblioteca Central. O local fica aberto até o dia 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. De 21 de janeiro a 22 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 19h, sem abrir aos sábados.


Leia Mais Veja todas