Exibição do documentário Espaços de Fronteira

Exibição acontece no dia 30 de agosto, de forma gratuita

15/08/2022 - 12h56

No 30 de agosto, o documentário Espaços de fronteira, dirigido pelo professor e pesquisador da PUCRS Hermílio Santos, será exibido de forma gratuita e aberta ao público no Instituto Goethe. A exibição será seguida de debate com o pesquisador.

Saiba mais sobre a obra

O documentário Espaços de Fronteira surgiu a partir da pesquisa sociológica A Construção social de zonas de fronteira, coordenada por Santos. O estudo buscou identificar a perspectiva de diferentes tipos de atores  que “fazem a fronteira” na prática e no cotidiano: aqueles dedicados ao controle de fronteiras, como policiais federais, Generais do Exército, servidores da Receita Federal, entre outros, aqueles que usaram a fronteira para o trânsito de produtos ilícitos e que se encontram presos em razão dessa atuação ilegal, produtores rurais em regiões de fronteira, assim como populações indígenas que ocupavam zonas de fronteira antes de iniciado o processo de colonização do território brasileiro por portugueses.

O documentário é o quinto filme já produzido por Santos e apresenta essas diferentes perspectivas a partir da fala dos representantes de cada um desses tipos de personagem que atuam em três fronteiras brasileiras: ao sul, na fronteira com Argentina e Uruguai, na região de Uruguaiana; no centro-oeste, na zona fronteiriça com Bolívia e Paraguai, na região de Corumbá, assim como ao norte, na fronteira com Bolívia e Peru, na região de Brasileia e Assis Brasil, no Acre, região que serviu de porta de entrada de imigrantes vindos do Haiti e de diversos países africanos na última década.

Sobre o diretor

Hermílio Santos é sociólogo, professor de Documentário na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola Humanidades. Atuou como Pesquisador Visitante no Centre for Film and Screen da University of Cambridge.

• O que: Estreia do documentário seguido de debate com o diretor
  • Data: 30 de agosto
  • Horário: 19h30
  • Local: Instituto Goethe (Avenida 24 de Outubro, 112)