Eventos da Rede Marista integram estudantes

Atividades envolvem tecnologia, pesquisa e manifestações artísticas

14/09/2018 - 08h09

Eventos rede MaristaTecnologia, pesquisa e manifestações artísticas fazem parte dos três eventos que marcam o segundo semestre dos estudantes e educadores da Rede Marista. Ao longo de dois dias, 18 e 19 de setembro, terça e quarta-feira,​ ocorrem, de forma simultânea, o Festival Marista de Robótica Educacional, um dos maiores do segmento no País, a 3ª edição da Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte​, promovida pela primeira vez.

As atividades serão nos prédios 40 e 41 da PUCRS, em Porto Alegre. A estimativa é receber 3 mil participantes de instituições de Educação Básica e de Ensino Superior (públicas e privadas) de todo o Estado e de Brasília, Santa Catarina, Pernambuco e Chile​. Paralelamente, a Universidade sediará no dia 19 de novembro o Open Campus 360°, evento preparado para os jovens conhecerem mais sobre o mundo acadêmico.

Festival de Robótica

Rede Marista, robótica

Fotos: Rede Marista

Para o Festival de Robótica, são esperados 1,5 mil estudantes e educadores para protagonizar pesquisas e desafios sobre o tema Tabela periódica dos elementos químicos, mesma temática que será abordada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019. Nesta edição, 136 equipes com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 53 instituições de ensino público e privado se inscreveram para participar de algum ​dos quatro desafios que compõem a programação do encontro: Desafio de RobôsDesafio de Drones, Cidade-Laboratório e Incubando Ideias.

Mostra de IC

Nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, essa prática é incentivada diariamente e, desde 2016, é organizada a Mostra Marista de Iniciação Científica, voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nesta 3ª edição, que ocorre no dia 18 de setembro, foram selecionados como tema quatro grandes pensadores da história para inspirar pesquisas nas quatro áreas do conhecimento: Ada Lovelace (1815-1852), René Descartes (1596-1650), Marie Curie (1867-1934) e Leonardo da Vinci (1452-1519).

Mostra de Arte

Rede Marista, mostra de arteValorizar as produções artísticas individuais e coletivas dos estudantes é o principal objetivo da Mostra Marista de Arte​, realizada de forma inédita. Ao todo, 137 projetos serão expostos, entre quadros, esculturas, fotografias, colagens, desenhos, arte digital e cinema. Além disso, haverá apresentações ao vivo de música, canto coral, teatro e dança. A ideia é que o evento represente um espaço de aprendizagem e transformação, envolvendo diferentes manifestações culturais, que abram caminho para subjetividades, talentos e técnicas. A programação também contempla oficinas de desenho e pintura, oferecidas em parceria com a empresa de materiais escolares Tris, por meio do projeto Escola Criativa. ​​​