Um horizonte além do céu da boca – Histórias do rádio e das artes produzidos no RS

12/11/2019 - 10h01

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_bocaNo dia 21 de novembro, às 20h, o bate-papo Um horizonte além do céu da boca traz para o auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (prédio 7) a oportunidade de escutar histórias do rádio e das artes produzidos no Rio Grande do Sul. Promovido em parceria com a editora BesouroBox, Famecos e Instituto de Cultura da PUCRS, o evento é mediado por Carlos Gerbase e traz como convidados Léo Gerchmann, Mauro Borba, Katia Suman e Hique Gomez. O encontro é gratuito, aberto ao público e vale horas complementares.

Cada um dos convidados estará lançando livros sobre sua história pessoal e profissional com o rádio e as artes. Todas as obras estarão à venda no local. O evento é uma oportunidade de escutar pessoas que têm amor pelo que fazem e compartilham suas histórias na comunicação e nas artes, com cinema, humor, literatura, teatro, jornalismo e música. Conheça os convidados:

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_boca-carlos_gerbase(fernanda_chemale)Carlos Gerbase  – Durante cinco anos, o jornalista Carlos Gerbase assinou uma coluna de opinião no caderno de cultura da Zero Hora. Mas Gerbase, além de jornalista, é cineasta, professor, ficcionista e, por duas décadas, fez parte de uma banda de punk rock – Os Replicantes. Toda essa versatilidade fica evidente neste livro Anarquia é Utopia – faça uma todo o dia, seu primeiro livro de crônicas. Com estilo leve e uma grande capacidade de abordar temas cotidianos com ironia, o autor faz de suas crônicas um passeio cultural pelo Brasil de ontem e de hoje.

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_boca-leo_gerchmannLéo Gerchmann é atualmente comunicador da rádio gaúcha, mestre da interatividade e escuta dos ouvintes. Também é autor dos livros “Coligay – Tricolor e de todas as cores”, “Somos azuis, pretos e brancos”, “Viagem à alma Tricolor em 7 epopeias”, “Meu pequeno imortal”, e “Reconquista”. Em seu novo livro, escreve a biografia de Jayme Copstein em Jayme ao Quadrado, em que escreve sobre a história do famoso radialista da Rádio Gaúcha.

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_boca-mauro_borbaMauro Borba é jornalista e criador da rádio Pop Rock – 107.1, em 1997, onde atuou até 2013 na função de Gerente Geral. Atualmente é Diretor Geral da Rádio Mix Porto Alegre e apresenta o programa Cafezinho. Em seu novo livro conta suas memórias no POP, ROCK e Cafezinho – aconteceu desse jeito sua trajetória na Felusp, 107.1, Pop Rock e Mix através das suas memórias.

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_boca-katia_sumanKatia Suman é radialista, graduada em ciências sociais, com mestrado em comunicação e doutorado em letras. Trabalhou durante quase 20 anos na Ipanema FM, tendo passagens também pela FM Cultura e Unisinos FM.  Em seu livro Katia Suman e os Diários secretos da Rádio Ipanema fm a radialista traz para o impresso suas diversas anotações no tempo em que trabalho na Ipanema FM.

2019_11_12-pucrs_cultura-agenda-um_horizonte_alem_do_ceu_da_boca-hique_gomez(otavio_fortes)Hique Gomez é músico, diretor, ator e comediante, um dos criadores do espetáculo Tangos e Tragédias. É criador e diretor de projetos da Sbørnia Records e trabalha também com shows, concertos, eventos, artes performáticas, Audiovisual e Mapping. Em sua biografia Hique Gomez: para além da Sbørnia mostra sua história que surge intrínseco nesse registro escrito, alternando entre Hique e Kraunus, que nos presenteiam com sua trajetória artística reveladora.

Informações do evento

20191121
Auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (prédio 7)