A mulher como ênfase na literatura de Eliane Potiguara

A professora, escritora, ativista e empreendedora indígena vem à PUCRS

26/07/2018 - 14h26
Eliane Potiguara

Foto: Divulgação

A professora, escritora, ativista e empreendedora indígena Eliane Potiguara vem à PUCRS com seu projeto que valoriza a mulher indígena como símbolo de resistência política, mas também como sabedoria ancestral. Para a mediação, o diálogo conta com a presença da professora Ana Liberato Tettamanzy, coordenadora de trabalhos de pesquisa sobre o povo indígena e docente colaboradora da Ação Saberes Indígenas na Escola-Grupo UFRGS, e de Julie Dorrico, descendente do povo Macuxi (RR) e doutoranda em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.

Autora de sete livros, Eliane se descreve como “escritora que corre mundo e escreve os caminhos e descaminhos da vida”. O livro Metade cara, metade máscara (Global, 2004) enfatiza no corpo e na voz da mulher indígena um apelo, que imbrica memória e história, verdade e ficção, prosa e poesia, em defesa da vida.

Além de fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas, foi uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz e premiada pelo Pen Club da Inglaterra e Fundo Livre de Expressão (USA).  Em sua missão de paz com os povos indígenas, participou por seis anos da elaboração da Declaração Universal dos Povos Indígenas ONU, em Genebra.

  • Entrada franca
  • Vale horas complementares (consulte a secretaria do seu curso)
Compartilhe