Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Fronteiras do Pensamento na PUCRS – Contardo Calligaris

Psicanalista e cronista italiano radicado no Brasil será o conferencista no dia 21 de outubro

09/10/2019 - 13h25

fronteiras do pensamento 2019,sentidos da vidaContardo Calligaris é o próximo conferencista do Fronteiras do Pensamento, que no dia 21/10, às 19h45, ocorre no Centro de Eventos da PUCRS. A Universidade é parceira cultural do projeto. O pacote de ingressos está esgotado.

A trajetória do psicanalista e cronista italiano é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos. Em 1985, veio ao Brasil para o lançamento de seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. Posteriormente, acabou fixando residência no País, onde mora até hoje. Publicou diversos livros, incluindo romances e uma peça teatral. Também criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO.

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provence, na França, iniciou seus estudos nas áreas das Letras e da Filosofia. Em 1975, foi aceito como membro da Escola Freudiana de Paris, onde morou até 1989. Lecionou na Universidade Paris 8 e teve aulas com os filósofos franceses Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários ministrados pelo psicanalista francês Jacques Lacan, uma grande influência em sua formação.

Além de atender nos seus consultórios em São Paulo e Nova York, é colunista da Folha de S.Paulo. Em seu trabalho, Contardo Calligaris aborda temas como cultura e psicanálise, em especial sobre a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

O Fronteiras 2019 também terá o filósofo Luc Ferry, dia 11 de novembro. O tema deste ano é Sentidos da Vida.

Informações do evento

21/10/2019