Exposição Iret-Neferet, a Múmia Egípcia de Cerro Largo

Iret-Neferet é a primeira múmia do Brasil a passar por exame de radiocarbono

04/06/2019 - 15h46
Tomografia Múmia, Inscer, Ir. Edison

Foto: Bruno Todeschini

A cabeça da múmia egípcia que teve a identidade confirmada por pesquisa na PUCRS estará em exposição gratuita e aberta ao público entre 11 de junho e 15 de agosto. A abertura da mostra Iret-Neferet, a Múmia Egípcia de Cerro Largo-Símbolos e Rituais de Mumificação será no dia 11, às 19h, no saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão, no Campus da PUCRS. A partir do segundo dia, o acesso será de segunda a sexta-feira, das 7h35min às 22h50min, e, aos sábados, das 7h35min às 17h30min.

Além de Iret-Neferet, estarão expostos objetos e símbolos utilizados nos rituais de mumificação egípcios, provenientes dos museus Egípcio e Rosacruz de Curitiba (PR) e de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso (Ponta Grossa); imagens da história do Egito, e também banners com conteúdo produzido pelos pesquisadores.  A mostra tem curadoria e organização do coordenador do Grupo de Estudo Identidade Afro-Egípcias, da Escola de Humanidades da PUCRS, Edison Huttner; do diretor do Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, em Ponta Grossa (PR), Moacir Elias Santos e de Eder Huttner.

Iret-Neferet 

A múmia teve a confirmação de idade, sexo e origem em pesquisa realizada na PUCRS. Iret-Neferet (que significa “olho bonito”) viveu entre 768-476 a.C., segundo exame de radiocarbono (C14) realizado nos EUA.  De acordo com a pesquisa, a cabeça é de uma mulher de 42 ou 43 anos, que viveu entre o final do Período Intermediário III (1070-712) e o início do Período Tardio (Saíta-Persa: 712-332 a.C.) do Egito. O material estava em um Museu de Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul.

Iret- Neferet é a primeira múmia do Brasil a ter idade confirmada cientificamente por exame de radiocarbono. Outra múmia existente no país atualmente é Tothmea, que chegou dos EUA em 1995 e hoje está no Museu Egípcio Rosa Cruz de Curitiba (Paraná). O Museu Nacional do Rio de Janeiro, que também tinha exemplares de múmias humanas, foi atingido por um incêndio em 2018.

 

Compartilhe

Informações do evento

Data
20190611 até 20190815
Local
Saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão - Av. Ipiranga, 6681 - prédio 16

Próximos eventos