Ensaios de Morar, com a artista Aline Araújo

Vídeo será publicado na quinta-feira, dia 11 de junho, às 12h, no Instagram e no Facebook do Instituto de Cultura

02/06/2020 - 14h37
cultura, Aline araújo, ensaios de morar

Foto: Divulgação

Promovido pelo Projeto Concha e pelo Instituto de Cultura da PUCRS, o projeto Ensaios de Morar apresenta duas criações em música e vídeo por semana que artistas do Rio Grande do Sul fizeram a partir dos poemas de Ana Martins Marques. A curadoria do projeto é de Alice Castiel.  

Ao todo, serão publicados 14 poemas audiovisuais, sempre nas terças e quintas-feiras, no Instagram e no Facebook do @pucrscultura. No início de julho, após a publicação individual de todos os trabalhos, ocorre o lançamento de um site com ilustrações criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site busca montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas. Na quinta-feira, dia 11 de junho, às 12h, a artista apresentada pelo projeto será Aline Araújo.

Sobre a artista

Aline Araújo é pianista, compositora e bacharela em música pela UFRGS. Além de artista, atua como professora de piano e teoria musical. Realizou recitais solo, participou de diversos festivais e tem colaborado com artistas de diferentes áreas. Lançou seu primeiro EP junto da banda Celeuma Instrumental Livre, em 2017. No ano seguinte, concebeu o espetáculo Elã – experiência híbrida de música, dança, cinema expandido e performance – que contou com a colaboração das artistas Béthany Martínez, Paloma Rossatto e Lívia Koeche. Em 2019, compôs a trilha sonora do curta metragem Esqueleto, financiado via FAC-RS. No mesmo ano, desenvolveu seu trabalho autoral na Residência Artística do Projeto Concha/Natura Musical. Dos projetos que participa destacam-se as bandas As Aventuras, Enxame e o Tributo Elis Regina, com a cantora Camila Lopez e o Arrastão. 

Compartilhe