Encerramento da 10ª Olimpíada de Filosofia do RS

Atividades gratuitas e abertas ao público ocorrem nos dias 27 e 28 de outubro

26/10/2017 - 18h47

Encerramento Olimpíada de FilosofiaNos dias 27 e 28 de outubro, a Escola de Humanidades recebe o encerramento da 10ª Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. Promovido pelo curso de Filosofia da PUCRS em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS, o evento é a última de seis etapas da olimpíada não-competitiva, que vem ocorrendo desde abril. Neste ano com o tema Se nossos passos vêm de longe, o que sabemos de nossos ancestrais?, a iniciativa estimulou estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da capital a produzirem trabalhos com foco nas tradições e na cultura de ancestrais, como os indígenas.

Ao longo dos dois dias, rodas de conversas, oficinas e palestras serão oferecidos ao público gratuitamente. O evento conta com a presença de palestrantes do Uruguai – os professores Maurício Langon, da Asociación Filosófica del Uruguay (AFU), e Marisa Berttolini, do Instituto de Profesores Artigas e presidente da AFU -, que irão conduzir um minicurso de formação docente para professores. Além disso, uma apresentação com índios Caingangues promete enriquecer as discussões levantadas ao longo da olimpíada.

As atividades, coordenadas pelo professor da Escola de Humanidades Sérgio Sardi, pelo doutorando em Filosofia Jair Tauchen e pela professora da UFRGS Rosana Fernandes, ocorrem nos prédios 5 e 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Não é necessário realizar inscrição prévia para assistir às palestras. Para universitários, a participação pode ser contabilizada como atividade complementar. O credenciamento ocorre no auditório do prédio 5. A programação completa está disponível neste link.