Curso Nuno Ramos e o “Ó”, a voz entre a indústria e os animais

13/11/2018 - 17h09
Nuno Ramos

Nuno Ramos/Foto: Reprodução

Ministrado por João Guilherme Dayrell, este curso parte do livro Ó, que o escritor e artista paulista Nuno Ramos publicou em 2008, para mostrar como ele articula a relação entre a voz e a linguagem, os sons e a formação do sentido, especialmente em sua correspondência com a polaridade cultura e natureza. O evento ocorre no dia 20 de novembro, às 14h, no Instituto de Cultura da PUCRS/Delfos – 7º andar da Biblioteca Central.

Inscrições gratuitas e abertas a todos os públicos através do link: bit.ly/nunopucrs

Para estudantes, vale horas complementares.

Mais sobre a obra

A ideia é a de que em Ó, assim como nas obras artísticas de Nuno Ramos, desenvolve-se uma preocupação em relação ao modo pelo qual os animais são tratados pela indústria de alimentos e nas rodovias. A partir daí, no entanto, o texto tentará, justamente a partir do Ó, dos sons da voz, criar uma nova relação entre homem animal, voz e linguagem, racional e irracional que possa, inclusive, superar a piedade do humanismo e as simplificações do determinismo.

O professor

João Guilherme Dayrell

Foto: Divulgação

João Guilherme Dayrell é pesquisador e professor de literatura. Em seu atual pós-doutorado, pesquisa a relação entre voz e linguagem em Nuno Ramos, Padre Antônio Vieira e Guimarães Rosa na USP/Fapesp. Lecionou no curso de Letras da UFMG durante seu primeiro pós-doutorado, universidade onde se doutorou com período sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, sob orientação de Emanuele Coccia. Suas pesquisas envolvem, sobretudo, a relação entre cultura e natureza na literatura, além de outros temas como biografia, barroco, literatura comparada e poesia e prosa brasileiras.