Cine Debate #ElesporElas #HeforShe | Selma: uma luta pela igualdade

Evento é gratuito e aberto ao público em geral

22/05/2018 - 12h19

cine debate, heforshe, elespor elas, onu mulheres, comitê impulsionador elesporelas, selma, martin luther kingA Escola de Humanidades, como integrante do Comitê Gaúcho Impulsor do movimento HeForShe (ElesPorElas), criado pela ONU Mulheres, promove no dia 23 de maio o Cine Debate #ElesporElas #HeforShe. A atividade é promovida das 14h às 17h, no auditório do prédio 8 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), sala 305, e irá exibir o filme Selma: uma luta pela igualdade (2015 – Diração de Ava DuVernay), com o objetivo de promover um debate sobre igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e racismo. A conversa será mediada pela professora do curso de Pedagogia da Escola de Humanidades Leunice Martins de Oliveira e a cientista social e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS Suelen Aires Gonçalves.  O cine debate é gratuito e aberto ao público em geral, e será distribuído no local certificado de participação. Para mais informações é possível acessar este link ou entrar em contato através dos e-mails [email protected] ou [email protected]. As vagas são limitas.

Sobre o HeForSheHe for She 2017

O movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global criado pela ONU Mulheres para incluir homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impossibilitam as mulheres de atingir seu potencial, e promover um esforço conjunto para modelarem uma nova sociedade. No Rio Grande do Sul, a causa tem a adesão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a primeira casa legislativa do país a abraçar a iniciativa.

Selma: uma luta pela igualdade

Em 1964, enquanto Martin Luther King Jr. recebe seu Nobel da Paz, diversos afro-americanos, como Annie Lee Cooper de Selma, ainda não tinham acesso a inscrição nos cadernos eleitorais. Para garantir o direito de voto para todos os afro-americanos, Martin Luther King então reúne-se com o presidente Lyndon B. Johnson, para que ele possa criar uma lei que proteja os negros que querem votar. Como as tensões vão aumentando, King e seus sócios decidem realizar as Marchas de Selma a Montgomery, enfrentando a violência das forças policiais locais, liderados pelo xerife Jim Clark e o governador George Wallace.

Próximas edições

Os eventos são realizados na PUCRS, das 14h às 17h, e é fornecido certificado em todos os debates. Programação está sujeita a alterações.

20 de junho – Prédio 8, sala 305

12 anos de escravidão (2013);

22 de agosto – Prédio 8, sala 305

O sorriso de Mona Lisa (2003);

19 de setembro – Prédio 8, sala 305

Estrelas além do tempo (2016);

31 de outubro – Prédio 8, sala 305

Que horas ela volta? (2015);

28 de novembro – Prédio 8, sala 222

Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero (2015);

12 de dezembro – Prédio 8, sala 305

Preciosa – Uma história de esperança (2009).