Achados sobre Iret-Neferet

Evento trata dos achados sobre a múmia egípcia, que estava em Cerro Largo

09/08/2019 - 17h11

2019_08_09-mumia)Um evento aberto ao público, em 14 e 15 de agosto, às 19h30, no auditório Ir. José Otão do Hospital São Lucas, aborda os achados sobre a Iret-Neferet e apresenta a possível face da múmia egípcia em 3D. Pesquisa realizada na Universidade confirmou a idade, sexo e origem da peça, que chegou ao Brasil na década de 1950 e estava em um museu de Cerro Largo (RS). No primeiro dia, serão tratados os temas: pesquisa interdisciplinar, Odontologia no processo de datação, determinação do sexo por meio de craniometria e craniscopia e o envelhecer no Egito Antigo (700-300 a.C.). As técnicas de mumificação na época tardia, o isolamento de micro-organismos, aproximação facial de Iret-Neferet e história da Medicina no Egito Antigo e o processo de mumificação estão entre os assuntos do segundo dia. Inscrições gratuitas no local. Promoção: Grupo de Identidades Afro-Egípcias da Escola de Humanidades, Escola de Medicina e Liga Acadêmica de Medicina Narrativa e História da Medicina.