4º Colóquio Internacional de Bioética | 2º Colóquio Emoções

Eventos têm como tema central Bioética, Neuroética e Emoções

30/07/2019 - 10h32

coloquio_bioetica,filosofiaA PUCRS será sede, de 25 a 27 de setembro de 2019, do 4º Colóquio Internacional de Bioética / 2º Colóquio Emoções. O evento irá reunir pesquisadores, professores e alunos de cursos de pós-graduação em filosofia, bioética, medicina, ciências jurídicas, neurociência, ciências sociais e humanas. O objetivo é debater questões e problemas referentes ao tema central Bioética, Neuroética e Emoções, em comemoração dos 70 anos da Declaração Internacional de Ética Médica, e em homenagem à obra de Bioética, Filosofia Moral e Ética Médica do professor e ex-reitor da PUCRS no período 2004-2016, Joaquim Clotet. As atividades serão realizadas no auditório, sala 202, do prédio 40 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) de forma gratuita e abertas a todos os interessados. A programação completa pode ser conferida aqui.  Mais informações no site www.editorafi.org/ivbioetica.

Reconhecimento

Joaquim Clotet foi responsável por introduzir os primeiros grupos de pesquisa e comitês de Bioética no Brasil, antes do surgimento da Bioética no País, em meados da década de 1990, especialmente com a criação, em 1995, da Sociedade Brasileira de Bioética. Anteriormente à criação da Sociedade Brasileira de Bioética, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou o primeiro periódico na área.

Apoiadores

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades, com apoio do CNPq, do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), da University of Miami, do World Medical Association e da Sociedade Rio-grandense de Bioética.