10º Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU)

10º CIDU recebe resumos de trabalhos até o dia 15 de abril

09/02/2018 - 18h19

10º Cidu 2018De 30 de outubro a 1 de novembro, a PUCRS recebe o 10º Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Neste ano, o tema central é O envolvimento estudantil na Educação Superior. O período de inscrições tem início no dia 1 de março e resumos de trabalhos são aceitos até o dia 15 de abril. O evento tem como objetivo a construção de um espaço internacional e interdisciplinar de intercâmbio de ideias e experiências sobre a universidade e a docência de qualidade, visando à melhoria da Educação Superior. Organizada pela PUCRS com o apoio do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES/PUCRS) da Escola de Humanidades e promovido pela Associação Ibero-Americana de Docência Universitária (AIDU), a décima edição do congresso acontece nos prédios 4 e 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Participam professores, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, de países da Europa e da América Latina. Neste ano, o evento recebe apresentações do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, das professoras da Escola de Humanidades Maria Inês Corte Vitória e Bettina Steren dos Santos e do presidente da AIDU Miguel Angel Zabalza Beraza. O evento conta como atividade complementar e serão fornecidos certificados a todos que obtiverem o mínimo de 75% de frequência. Mais informações, incluindo a programação completa do evento, estão disponíveis aqui.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

Interessados podem fazer a apresentação de comunicações e desenvolver simpósios sobre diferentes linhas temáticas de interesse comum para a Universidade e a docência universitária.

Ao todo, as linhas temáticas englobam treze abordagens: Permanência e Fidelização na Educação Superior, Internacionalização da Educação Superior, Políticas e Gestão da Educação Superior, Tecnologias Digitais na Educação Superior, Formação Discente e Espaços de Atuação, Currículo e Percursos Formativos, Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior, Desenvolvimento Profissional e Formação Docente, Avaliação na Educação Superior, Redes de Pesquisa e Colaboração, A Escrita Acadêmica na Educação Superior, Qualidade de Vida na Universidade, Diversidade e Inclusão.

Os trabalhos podem ser enviados unicamente através da plataforma eletrônica. Serão aceitas propostas de resumos com 2000 palavras, em português ou espanhol. Cada autor pode apresentar até dois trabalhos. A aceitação definitiva está vinculada à inscrição formal no Congresso de no mínimo um dos autores. As instruções completas estão disponíveis neste link.

Datas importantes

• Submissão de resumos – Até 30/04/2018