Evento Rio Iluminado celebra o compromisso com o meio ambiente

A ação ocorreu na Ilha da Pintada no dia 29 de novembro

03/12/2018 - 13h18
rio iluminado, pesca do lixo, rede marista, centro social marista, cesmar, ilha da pintada, colônia de pescadores Z5, coral da pucrs

Foto: Camila Cunha

O evento Rio Iluminado, uma iniciativa desenvolvida do curso Turismo Ecológico, do Programa Jovem Aprendiz do Polo Marista de Formação Tecnológica, reuniu em sua 3ª edição, no dia 29 de novembro, atividades e iniciativas em prol do meio ambiente. Neste ano, a Rede Marista se envolveu na ação, a partir do Centro Social Marista (Cesmar). As unidades Maristas, como a PUCRS, participaram ajudando na confecção de lanternas para colorir os barcos, na arrecadação de alimentos e na organização de cestas básicas para as famílias dos pescadores. Foram oferecidas também atividades lúdicas, além do recolhimento de lixo em alguns pontos estratégicos.

rio iluminado, pesca do lixo, rede marista, centro social marista, cesmar, ilha da pintada, colônia de pescadores Z5, coral da pucrs

Coral da PUCRS entoou canções sobre meio ambiente/ Foto: Camila Cunha

Ao total foram 7 apresentações, entre elas o Coral da PUCRS que entoou muitas canções além da chegada dos barcos enfeitados com lanternas que flutuaram sobre o Rio Jacuí. A celebração ocorreu em Porto Alegre na Ilha da Pintada.

A agente de Pastoral, Jaquelini Debastiani, funcionária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), realça a ação como um reflexo de pensar nas iniciativas positivas e negativas que tem impacto na vida das pessoas. “As águas ficam poluídas, pessoas tem seus trabalhos prejudicados, a reprodução dos peixes fica afetada. Uma série de consequências negativas, que muitas vezes não percebemos a influência direta que acabamos tendo. É muito importante entendermos a dimensão e a consequência de nossas ações”, destaca.

Sobre a chegada dos barcos, Jaquelini descreve o momento como único para quem assistiu e vivenciou o instante de reflexão, trazido pela representatividade dos barcos iluminados. “Os pescadores e suas famílias, chegando à margem com seus barcos iluminados e as lanternas, um pôr do sol lindo e ao fundo, o coral da PUCRS cantando a canção Planeta Água, deixou todos emocionados”, ressalta.

A motivação do projeto

A ideia da ação surgiu a partir da percepção do período em que os pescadores não conseguem exercer seu trabalho em função da reprodução dos peixes. Por conta disso, aqueles que fazem parte da Colônia Z5, que abrange a Ilha da Pintada, resolveram fazer uma pesca simbólica do lixo, para que as pessoas possam se conscientizar em relação à quantidade de lixo que vai parar nos rios. Esses resíduos têm reflexo direto no trabalho dos pescadores, o que diminui a quantidade de peixes. A iniciativa segue com estas ideias e reúne práticas de preservação e sustentabilidade.

Para conferir mais imagens do evento, acesse a página do evento, Pesca do Lixo – Rio Iluminado no Facebook.

Confira também na Galeria:

 

 

 

 

 


Leia Mais Veja todas