Evento mundial Hackathon Act in Space é realizado no Tecnopuc

Porto Alegre é a única cidade do País a sediar a atividade

Por: Liana Rigon - Tecnopuc

13/05/2016 - 14h37

Hackathon Act in SpaceInstigar empresários, estudantes e desenvolvedores a apresentarem soluções para desafios em 24 horas. Esta é a proposta do Hackathon Act in Space, que será realizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) nos dias 20 e 21 de maio. O evento ocorre simultaneamente em 14 países do mundo, e Porto Alegre é a única cidade do Brasil a receber o evento. O Act in Space é organizado pelo Aerospace Valley de Toulouse e conta com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line até o dia 15 de maio.

Os desafios consistem em desenvolver, através de aplicativos ou protótipos, soluções para o dia a dia a partir de tecnologias ou dados espaciais já existentes. Um representante do time vencedor participará de uma final mundial no Toulouse Space Show, em junho de 2016. Os vencedores da final mundial ganharão um passeio com o ZeroG, avião de microgravidade da CNES, enquanto os finalistas brasileiros ganharão um período de pré-incubação no espaço MicroG Empreendedor.

São diversos desafios disponíveis. Entre eles estão algumas patentes da PUCRS, como o Coletor de Sangue Arterializado do Lóbulo da Orelha, ou outros desafios propostos pela CNES, como o desenvolvimento de um software para aplicativo que ajude o motorista a economizar combustível. Para conhecer outros desafios acesse o site da competição: www.actinspace.org. No Brasil, o Act in Space será realizado na PUCRS, em Porto Alegre, com o apoio o Centro de Microgravidade (MicroG), da Incubadora Raiar e do Tecnopuc.


Leia Mais Veja todas