Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vencem concurso Urban21

Projeto urbanístico para áreas do 4º Distrito de Porto Alegre destacou-se no prêmio nacional

27/12/2017 - 10h11
Urban21, FAU

Imagem: Reprodução

Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo garantiu o primeiro lugar no 3º Urban21 – Concurso Universitário Nacional de Urbanismo, que, promovido pela Revista PROJETO e pela Alphaville Urbanismo, incentiva a prática do desenho urbano entre os estudantes e premia produções de destaque. O trabalho, intitulado Reconhecer – Olhar o urbano através do detalhe, desenvolveu um estudo para a região do 4º Distrito de Porto Alegre, na Zona Norte da Capital, local marcado por diversos vazios urbanos. Orientados pela professora Cibele Figueira, os alunos Francine Franco, Aloísio Gianesini Júnior, Bárbara Remussi, Carol Solaro, Eduarda Rossatto, Gustavo Franco, Lucas Gomes e Ricardo Dorfman receberam o reconhecimento durante cerimônia realizada no edifício Copan, localizado no centro de São Paulo. Considerada uma das construções mais emblemáticas da cidade, foi projetada na década de 1950 por Oscar Niemeyer.

Case vencedor

Urban21, FAUA proposta vencedora teve como base a simulação de um cenário de desenvolvimento para os bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes, focando no desenho urbano do entorno das antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecidos Porto Alegrense (Fiateci) e da fábrica de chocolates Neugebauer. “Os alunos sugeriram uma postura de equilíbrio entre o saudosismo, que prega a intocabilidade do legado histórico e considera qualquer nova ação intrusiva, e a modernização irrestrita, que substitui momentos já vividos com novas edificações”, explica a professora Cibele. Para a equipe, é necessário continuar construindo a história sem deixar de levar em conta os ganhos do passado, incorporando traços da contemporaneidade a eles. O projeto se voltou justamente a este conceito, selecionando dois cenários em situações distintas – um que já foi alvo de intervenção e outro que ainda se encontra em sua forma original –, com a ideia de coexistência dos tempos.

Para a área da antiga Fiateci, hoje um condomínio fechado, foi proposta a implementação de uma rua de pedestres, que desempenharia um papel importante na ambientação da região. No projeto também consta o uso do térreo para comércio e serviços, o que vitalizaria a rua e aumentaria a segurança do local. Na antiga fábrica Neugebauer, a equipe sugeriu a implementação de pontos de cultura, lazer e serviços, no intuito de recuperar a importância econômica do bairro. Além disso, também seria criado um polo educacional. Novos usos na área portuária induziriam o pedestre a transitar até a orla do Guaíba, o que, de acordo com o grupo, contribuiria para o resgate da relação entre a cidade e o rio.

O júri concedeu o primeiro lugar ao projeto dos alunos da PUCRS de maneira unânime. Destacaram o entendimento do local, a qualidade da apresentação, dos desenhos urbanos e da volumetria das edificações e a reflexão apresentada sobre o conceito de patrimônio.