Espírito de família abrange proximidade, pluralidade e diversidade

Colocar os interesses em comum acima dos interesses pessoais define um dos valores maristas

04/06/2019 - 16h30

Espírito de Família,valores maristas,semana champagnat,dia de champagnat,sinal de luzO Espírito de Família, de acordo com a definição marista, é a vivência desse valor o que nos proporciona um ambiente de aconchego e proximidade. Ele acolhe a pluralidade e a diversidade, coloca os interesses em comum acima dos interesses pessoais, possibilitando a existência de uma comunidade que nos aceita diferentes e complementares.

Ao longo da semana dedicada a São Marcelino Champagnat, entre 3 e 7 de junho, duas ações integram a programação em homenagem ao legado do criador do Instituto Marista, há 200 anos. A primeira, com o tema Sinal de Luz, convida a todos estudantes, docentes e técnicos administrativos a responderem à pergunta Quem é luz na sua vida?, por meio deste link. Todas as homenagens serão disponibilizadas, a partir de 6 de junho, no site diadechampagnat.com.br. A outra ação, é uma série de matérias especiais abordando os valores maristas e como eles estão presentes no cotidiano da PUCRS, do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro do RS.

Cultura que acolhe a comunidade

Zezé Motta, Instituto de Cultura

Atriz e Cantora Zezé Motta no encerramento do FestiPoa Literária, no Teatro da PUCRS / Foto: Bruno Todeschini

Desde que foi criado, no final de 2017, o Instituto de Cultura da PUCRS tem atuação voltada a construir uma programação cultural abrangendo diversidade de ações e elaborada em diálogo com a comunidade interna e externa. Muitas das ações culturais realizadas pelo Instituto deram visibilidade a projetos e pesquisas de alunos e professores, como as dezenas de palestras, cursos e lançamento de livros de literatura realizados com a participação dos cursos de Letras e Escrita Criativa. Houve, também, a exibição de documentários, longa e curtas-metragens fruto do trabalho de estudantes e docentes das Escolas de Humanidades e Comunicação, Artes e Design – Famecos.

As ações do Instituto também foram realizadas por meio de parcerias com diferentes agentes e instituições de cultura relevantes para a cidade e região. A parceria com a Fundação Theatro São Pedro possibilitou a promoção de eventos artísticos e proporcionou o oferecimento de oficinas de teatro para a comunidade acadêmica. Recentemente, no Aniversário de Porto Alegre, fotos pertencentes ao acervo do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural foram exibidas em exposição realizada pela Coordenação de Artes Plástica da Prefeitura da Capital. O apoio do Instituto de Cultura à FestiPoa Literária trouxe a escritora Conceição Evaristo, o poeta Ricardo Chacal e a atriz Zezé Motta para conversas gratuitas e abertas ao público.

Apoio a imigrantes e refugiados

aula, português, refugiados

Acolhimento a imigrantes e refugiados mobiliza diversas pessoas na Universidade e Rede Marista / Foto: Camila Cunha

A PUCRS tem criado gradualmente novas iniciativas que visam o acolhimento de imigrantes e refugiados em projetos sociais. Exemplo disso são as aulas de português para imigrantes, que iniciaram sua quarta edição em 2019. A atividade resulta da parceria entre a Escola de Humanidades, o Centro de Pastoral e Solidariedade e a Paróquia Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O engajamento na causa da imigração também envolve a Rede Marista. Diversas iniciativas visam auxiliar famílias e amenizar as consequências da crise humanitária e da mudança de país. Entre os projetos, está o suporte a dez famílias venezuelanas acolhidas no Complexo Marista Graças, em Viamão. As principais fontes de apoio dessas famílias são a Prefeitura Municipal de Viamão e a PUCRS, oferecendo atendimento psicológico, jurídico, administrativo, orientação de carreira e aulas de português, com o objetivo de auxiliá-los na auto-gestão. 

Programa Amigo Universitário

Viajar e estar distante das nossas zonas de conforto pode ser difícil em um primeiro momento até que se descubra que viver o diferente também pode ser incrível. O Programa Amigo Universitário procura aproximar os alunos PUCRS e estudantes estrangeiros a fim de contribuir para o processo de integração e adaptação sociocultural. Os voluntários se disponibilizam a acompanhar os novos colegas durante seu período de estadia, apoiando-os com situações básicas do cotidiano e sendo uma referência amiga durante a adaptação. Além disso, ambos podem ter contato com diferentes culturas e praticar novos idiomas, promovendo a interculturalidade do Campus. A atividade é organizada pela Mobilidade Acadêmica – setor do Escritório de Cooperação Internacional – com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, por meio do Centro de Atenção Psicossocial.

Aplicativo Adoção

revista pucrs,adoação,aplicativo adoção,eduardo arruda,deixa o amor te surpreender

Equipe da Escola Politécnica que desenvolveu o app Adoção / Foto: Camila Cunha

Em 2018, houve o lançamento do aplicativo Adoção, parceria da Universidade com o Poder Judiciário e o Ministério Público do RS. A ferramenta, que busca aproximar possíveis pais e filhos do coração e incentivar a flexibilização dos perfis desejados, traz vídeos, fotos, desenhos, sonhos e expectativas de dezenas de crianças e adolescentes aptos a adoção no Rio Grande do Sul. O protótipo do aplicativo foi projetado pelos professores da Apple Developer Academy da PUCRS e desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da PUCRS, sob a orientação dos docentes, ambos vinculados à Agência Experimental de Engenharia de Software. Os universitários trabalharam na elaboração da ferramenta e, em algumas aulas, houve a troca de informações com magistrados e servidores da infância e juventude, da comunicação e da informática do TJRS. Em 2019, houve a primeira adoção de crianças fruto desse trabalho com o propósito de criar novas famílias.

Espaço de escuta sobre sexualidade e gênero

Colocar os interesses comuns acima dos individuais é também entender que as particularidades devem ser respeitadas e legitimadas. Com a intenção de oferecer suporte e acolhimento às pessoas da comunidade LGBTQI+ que apresentam demandas de sofrimento psíquico, a Escola de Ciências da Saúde mantém, desde o mês de abril, um espaço de escuta gratuita do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia. O serviço está disponível todas as quartas-feiras, às 16h, na PUCRS, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3320-3561.

Essas são algumas iniciativas se conectam pela importância do encontro com o outro. Assim como não há indivíduo sem coletivo, não há comunidade sem diversidade. A próxima matéria da série será sobre a Espiritualidade mariana e apostólica marista, valor que ilumina a relação e compreensão com o mundo.

Valores Maristas

Acompanhe o cronograma das publicações e leia todas as matérias neste link.

SEGUNDA-FEIRA – 3 DE JUNHO
Amor ao Trabalho 

TERÇA-FEIRA – 4 DE JUNHO
Audácia
Espírito de Família

QUARTA-FEIRA – 5 DE JUNHO
Espiritualidade

QUINTA-FEIRA – 6 DE JUNHO (Dia de São Marcelino Champagnat)
Presença

SEXTA-FEIRA – 7 DE JUNHO
Simplicidade ​
Solidariedade

Sinal de Luz

A proposta da ação motivada pela pergunta Quem é luz na sua vida? é estimular que a comunidade acadêmica homenageie as pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. A questão pode ser respondida aqui.

 


Leia Mais Veja todas