Especialização pioneira aborda violência contra crianças e adolescentes

Curso está com inscrições abertas até o dia 28 de março

Por: Redação Ascom

29/02/2016 - 15h15

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), instituição da Organização Mundial da Saúde (ONU), são registrados diariamente no Brasil 129 casos de violência contra crianças e adolescentes. Os dados têm origem no Disque Denúncia 100, serviço gratuito para a população, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Com o objetivo de capacitar profissionais para identificar e intervir nessas situações de violência, a PUCRS, por meio do curso de Psicologia, criou a primeira especialização da área no Brasil. A pós-graduação lato sensu em Abordagens da Violência Contra Crianças e Adolescentes recebe inscrições até 28 de março, por meio do site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

As aulas, na modalidade a distância, começam em abril, e serão ministradas pelos professores e pesquisadores Luisa Habigzang e Rodrigo Grassi-Oliveira, com uma ênfase interdisciplinar. “Existem evidências científicas consistentes que apontam que crescer em um contexto de violência pode gerar importantes prejuízos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das pessoas e que tais prejuízos podem perdurar por toda a vida”, afirma Luisa. A especialização é voltada a profissionais das áreas de ciências humanas, direito, enfermagem, fisioterapia, medicina, psicologia, educação, serviço social e ciências da saúde. Para participar, é necessário ter curso superior completo e boa proficiência em inglês, visto que o curso terá diversas leituras na língua. O Trabalho de Conclusão de Curso contará com a produção de vídeos educativos sobre a temática.

As atividades serão divididas em três módulos: Fundamentos; Avaliação em Situações de Violência; e Intervenções em Situação de Violência. Por ser um curso no ambiente virtual, os alunos terão uma disciplina chamada Inserção em Educação a Distância, que os adaptará ao aprendizado online.Conceituação da violência contra crianças e adolescentes e também o Impacto da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes estão entre as outras sete disciplinas do curso. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou pelo telefone (51) 3320-3727.


Leia Mais Veja todas