Especialização em Clínica Farmacêutica estimula a formação complementar em saúde

Discussão de casos clínicos, simulações e entrevistas com pacientes estão entre as atividades

21/01/2016 - 14h21

A Faculdade de Farmácia da PUCRS está com inscrições abertas para o curso de especialização em Clínica Farmacêutica. A atividade oferece aos participantes o desenvolvimento de habilidades necessárias para o cuidado farmacêutico que deve ser prestado a pacientes, familiares e cuidadores. De acordo com a professora da Faculdade e ministrante do curso, Luciana Oliveira, o objetivo é formar, de forma complementar, o profissional farmacêutico envolvido em atividades relacionadas com o atendimento de pacientes. “Queremos oferecer aos nossos alunos os conhecimentos clínicos necessários para habilitá-los a cuidar de pessoas e tomar decisões em saúde”, afirma. Além do corpo docente qualificado e a forma de ensino, que inclui metodologias ativas de aprendizado como discussão de casos clínicos e simulações realísticas, o grande diferencial do curso serão as atividades de entrevista e atendimento à pacientes.

Entre as temáticas debatidas estão a comunicação na condução de entrevistas e na interação com os demais profissionais de saúde; o desenvolvimento de empatia e de estratégias para o adequado levantamento e interpretação de dados clínicos, fundamentais para a tomada de decisão; a prescrição farmacêutica e a construção de registros. “Durante as aulas, os alunos discutirão as condições de saúde mais prevalentes e de maior impacto na população brasileira, considerando estratégias para a prevenção e acompanhamento das mesmas. O foco é buscar a utilização correta e segura dos medicamentos, sempre atentos aos aspectos éticos e legais pertinentes à prática”, explica a professora.

Os alunos da especialização presenciarão situações cotidianas de farmácias, drogarias e hospitais, com simulações de realidade. Além disso, acompanharão profissionais farmacêuticos da Farmácia Universitária e do Hospital São Lucas da PUCRS em atendimentos reais a pacientes, discutindo conjuntamente quais as melhores condutas a serem tomadas.

Segundo Luciana, a expansão dos programas de acreditação hospitalar tem levado os hospitais a ampliarem seu quadro de farmacêuticos para o exercício da farmácia clínica. Além disso, o farmacêutico na drogaria tem sido cada vez mais solicitado pela população. Recentemente, o Conselho Federal de Farmácia publicou resoluções que regulamentam as atividades farmacêuticas clínicas. Para atender a estas demandas, é fundamental a educação continuada.

As aulas são voltadas a profissionais graduados em farmácia, principalmente os envolvidos em atividades clínicas, sejam hospitalares ou em drogarias. As inscrições estão abertas até 18 de março e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Informações adicionais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3727.