Psicóloga portuguesa abre Seminário de Educação Inclusiva

Ana Maria Serrano, da Universidade do Minho, concedeu entrevista à Revista PUCRS

27/04/2017 - 14h44

Ana Maria Serrano, Portugal, educação inclusiva

A psicóloga e professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Ana Maria Serrano, fará a conferência de abertura do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio, no prédio 40 da PUCRS.

Referência em Portugal pelo trabalho com intervenção precoce, beneficiando crianças de zero a seis anos com necessidades educativas especiais (NEE), a psicóloga Ana Maria Serrano acredita que elas e suas famílias não precisam se preparar para a inclusão, porque, naturalmente e por direito, são parte do sistema. Porém, as instituições e os programas educativos devem buscar atender às necessidades da escola para todos. “Um dos grandes desafios é a tensão entre a escola de excelência proclamada hoje, que muitas vezes cria discrepâncias e desigualdades, e a participação de todos, reclamada pela escola inclusiva”, destaca a professora.

O país europeu conta com equipes locais de intervenção, que executam medidas de apoio nas áreas de educação, saúde e assistência social para prevenir o agravamento de problemas dos pequenos, além de reforçar as competências familiares, para que, de forma mais autônoma, os pais possam lidar com a situação.

Interessados podem acessar a entrevista completa com a psicóloga, publicada na edição 183 da Revista PUCRS.