Escola de Negócios e Paim lançam Labex – Laboratório de Experiências do Consumidor

Centro de pesquisa está localizado no sexto andar do prédio 50 do Campus

04/11/2019 - 16h48
Foto: Camila Cunha/PUCRS

A Escola de Negócios da PUCRS e a Paim Comunicação lançaram na tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, o Laboratório de Experiências do Consumidor (Labex). Com o objetivo principal de entender o comportamento do consumidor, o espaço simula uma loja tradicional que, por meio de diversos recursos tecnológicos busca mapear a jornada do cliente e detectar padrões de escolha. O espaço de 100 metros quadrados está localizado no sexto andar do prédio 50 da Universidade.

A proposta é que as atividades desenvolvidas nasçam da colaboração entre a Universidade e empresas privadas determinadas a repensar modelos e explorar possibilidades tecnológicas antes de adotar novas estratégias de negócio. “Em vez de investir em espaços específicos ou de fazer testes nas próprias lojas, elas poderão testar modelos e fórmulas no Labex”, explica Vinícius Sittoni Brasil, professor da Escola de Negócios e um dos coordenadores do Laboratório. “As marcas precisam estar próximas do consumidor para serem relevantes. É muito importante acompanhar o que acontece em toda a jornada do consumidor”, comenta César Paim, presidente da Paim Comunicação.

Coordenadores do Labex: Vinícius Brasil, Kim Gesswein e Stefânia Ordovás Foto: Camila Cunha

Coordenadores do Labex: Vinícius Brasil, Kim Gesswein e Stefânia Ordovás / Foto: Camila Cunha

O Labex é um espaço para realização de pesquisas em parceria universidade-empresa. O primeiro projeto é com a Zaxy – marca do grupo Grendene, produtora de sapatos femininos. Os consumidores da marca serão convidados a participar de estudos que avaliarão a experiência de compra do produto no ambiente de loja.

Confira a reportagem sobre o Labex na Revista PUCRS neste link.