Escola de Negócios e Governo do RS criam curso em parceria

Especialização de Governança de Tecnologias de Informação e Comunicação visa aperfeiçoar e integrar gestores

11/12/2018 - 10h17
Governança de Tecnologias de Informação e Comunicação. governo digital, termo de compromisso

Capacitação é para gestores que compõem a Rede de TIC do RS
Foto: Divulgação

A Escola de Negócios da PUCRS desenvolveu um curso in company em Governança de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o Governo Digital. A capacitação é uma ação conjunta com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Rio Grande do Sul (SPGG).

As aulas já iniciaram e vão até o dia 20 de dezembro. A proposta é possibilitar o aperfeiçoamento e integração dos gestores que compõem a Rede de TIC do Rio Grande do Sul. Ao longo da especialização serão ministradas sete disciplinas, que irão proporcionar discussões relacionadas a um Estado mais aberto com foco na participação do cidadão e na geração de valor público.

Entre as disciplinas, destacam-se a de Mobilidade, ubiquidade e transformação digital – um novo governo para um novo cidadão, que visa discutir como as mudanças na sociedade no contexto da cibercultura e no uso de tecnologias impactam no controle social sobre as ações da administração pública estadual. Também está a de Open Government / Governo 3.0 – novas tecnologias digitais para inovação no governo, que vai demonstrar como utilizar os sistemas integrados para entregar valor para o cidadão, como o uso de tecnologias pode reduzir o tempo de atendimento e o custo para o cidadão e melhorar o atendimento.

Alunos montam uma política de governo aberto com Lego
Foto: Divulgação

“Todos os professores são da Escola de Negócios e da Escola Politécnica, com a participação de docentes atuantes em grupos de pesquisa que estudam temas relacionados ao Governo, conhecendo tanto a teoria quanto a prática”, enfatiza a professora Edimara Mezzomo Luciano, coordenadora do Grupo de Pesquisas PUCRS/CNPq em Governança e Sociedade Digital juntamente com o professor Guilherme Wiedenhöft.

O objetivo desta união é permitir a aproximação da academia com o Estado e expandir as ações de TI. “Hoje, é impensável planejar as políticas públicas e não envolver tecnologia no processo. A lógica dessa parceria é manter a diretriz de agilizar e qualificar serviços aos gaúchos. Com isso, deixamos um legado nessa área para a próxima gestão e até mesmo para os servidores que seguem no governo”, afirma o secretário da SPGG, Josué Barbosa.

Secretário Josué Barbosa fala durante a renovação do termo
Foto: Priscila Ely/SPGG

Termo de cooperação é renovado

No final de novembro, o governo do Estado, por meio da SPGG, renovou o termo de cooperação com a PUCRS para prosseguir o desenvolvimento das Políticas de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (Política TIC-RS). A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) também participa do termo. O acordo de cooperação anterior era de 2015 e, desde este período, a Universidade e Governo trabalham em ações conjuntas.

A criação do curso faz parte deste termo de compromisso. O Grupo de Pesquisas PUCRS/CNPq em Governança e Sociedade Digital auxiliou o governo a estabelecer a sua política de governança de TIC. A participação da Universidade foi na parte conceitual e metodológica, tendo produzido 19 publicações (teses, dissertações, TCCs, artigos em revistas nacionais e internacionais, e artigos em congressos nacionais e internacionais) sobre o case do Rio Grande do Sul, que é inédito no país.

Para a capacitação, a PUCRS foi selecionada por meio de um processo de seleção pública. O curso faz parte do Projeto de Fortalecimento Institucional da SPGG e integra o Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD), com financiamento do Banco Mundial.

Segundo o decano da Escola de Negócios da PUCRS, Éder Henriqson, a ideia é ampliar essa troca de experiências. “Como instituição de ensino, temos o dever de colaborar com gaúchos. Percebemos que o Estado está se organizando nessa área e seguiremos como parceiros para colaborar com as políticas de TI no Estado”, declara.