Ensaio fotográfico: a estreia de Os Palhaços de Tchékhov

Espetáculo lotou o Teatro do prédio 40 na noite de 28 de maio

30/05/2019 - 18h34
palhaços de tchékhov, instituto de cultura, teatro

Foto: Camila Cunha

Uma noite de estreia com casa cheia, risos e emoção. Assim foi a apresentação de Os Palhaços de Tchékhov, de Dilmar Messias, no Teatro do prédio 40, na noite de 28 de maio. A peça cômica, em sua maior parte, também teve seus momentos de drama, cativando o público formado por universitários, professores, comunidade teatral, convidados e público em geral. Ao todo, os cerca de 500 ingressos distribuídos, entre cortesias e trocas por alimentos, garantiram a coleta de 300 quilos de itens não perecíveis, que serão doados à Pequena Casa da Criança, numa parceria entre o Instituto de Cultura, promotor do evento, e o Centro de Pastoral e Solidariedade.

O espetáculo foi prestigiado, entre outras personalidades, por Ruben Oliveira, diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Antonio Hohlfeldt, professor, crítico de teatro e presidente da Fundação Theatro São Pedro, e Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS. Como viés pedagógico, a iniciativa foi explorada por professores dos cursos de Letras e de Escrita Criativa, que levaram os alunos devido à relevância da peça para os temas abordados em sala de aula.

Sobre a peça

Os Palhaços de Tchékhov tem como ponto central a história de Vassili Smirnov (interpretado por Diego Steffani) velho ator que, após sua apresentação de despedida dos palcos, brinda com seus admiradores. Depois de todos irem embora, embriagado, ele dorme no palco. Quando acorda, encontra Mikhail Usov (interpretado por Tuta Camargo), o ponto, e Natacha Seminova (interpretada por Débora Rodrigues), a camareira. Juntos relembram os momentos de glória, representando algumas farsas de Tchekhov.