Encontro de universitários cristãos reúne jovens na PUCRS

Estudantes participam da atividade promovida pelo Centro de Pastoral e Solidariedade

20/06/2018 - 16h03
Foto: Malone Rodrigues

No sábado, 16 de junho, ocorreu o primeiro encontro para universitários cristãos de 2018, na PUCRS. Organizado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, a atividade teve como tema Não se perturbe o vosso coração: Juventude, Inquietações e Sentido. Os jovens puderam refletir sobre as inquietações que surgem na trajetória acadêmica. Para contribuir com o diálogo, foi convidado como palestrante o professor Luciano Marques de Jesus, da Escola de Humanidades, que abordou a temática da Busca de Sentido, inspirado na vida em Viktor E. Frankl, tema do livro de sua autoria Qual é o sentido, lançado em maio, pela Edipucrs.

Criando sentido para a vida

Durante o encontro, os participantes foram motivados a criar dicas que ajudassem a buscar sentido sem perturbar o coração. A lista resultou em dez itens:

1. Confiar que Deus está no controle de tudo
  2. Ter atitudes de empatia
  3. Buscar sair da zona de conforto e procurar todos os dias sair da rotina
  4. Ter responsabilidade diante das nossas escolhas
  5. Persistir
  6. Buscar o autoconhecimento
  7. Aprofundar o Evangelho e conversar mais com Deus
  8. Identificar nossas fraquezas e tentar melhorar
  9. Pensar no outro
  10. Aprender a lidar com os medos e preocupações

O encontro também contou com momentos de integração, partilha e silêncio contemplativo. Ao término do encontro, foi celebrada uma missa na Igreja Universitária Cristo Mestre, da qual também participou a comunidade de irmãos maristas que residem no Campus. O segundo encontro deste ano está agendado para o 20 de outubro. Para acompanhar mais informações, siga a Pastoral no Facebook e no Instagram.