Empreendedorismo que inspira

Evento sobre o tema reúne PUCRS e UFRGS

Por: Liana Rigon - Tecnopuc

16/05/2016 - 09h59

Conexões que InspiramNo dia 1º de junho, das 9h às 12h30min, a PUCRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promovem o encontro de empreendedorismo Conexões que Inspiram. O evento marca o lançamento do convênio de cooperação entre as duas universidades na área de empreendedorismo, e ocorrerá no Prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS, na Praça Argentina, em Porto Alegre. O encontro é aberto e gratuito. Para participar é necessário fazer inscrição prévia, clicando aqui.

O Conexões que Inspiram tem o objetivo de apresentar e conectar os ecossistemas de empreendedorismo de ambas instituições. Para Gabriela Ferreira, Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, aprender a compartilhar recursos e trabalhar em conjunto é parte fundamental do empreendedorismo. “As duas universidades compartilham a mesma visão de que a formação empreendedora é fundamental para o desenvolvimento da cidade, da região e do País. Estamos juntando esforços para fortalecer nosso ecossistema”, afirma. Raquel Mauler, Secretária de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, considera fundamental a aproximação e interação com os diferentes atores que compõem o ecossistema empreendedor de nossa sociedade. “O evento surge para ratificar este movimento de integração, pois consideramos a PUCRS um importante parceiro para o desenvolvimento e consolidação da cultura empreendedora em nossas comunidades universitárias. Esperamos que essa aproximação passe uma mensagem positiva para a sociedade, de que juntos podemos fazer mais e melhor”, define.

Ocorrerão palestras de empreendedores de sucesso. Os empresários que participam do Inspiration Talks são Arthur Brasil, da Goga Tecnologia; Júlio Vieira, da Prosumir; Rodrigo Krug, da Cliever; e Mara Abel, professora do Instituto de Informática da UFRGS. Além disso, haverá um momento dedicado ao networking, desenvolvendo relacionamento e ampliando a rede de contatos.

Ambientes de inovação potencializam o empreendedorismo

O Conexões que Inspiram também busca agregar os diferentes componentes do empreendedorismo do Rio Grande do Sul, como investidores, startups, aceleradoras e incubadoras. Rafael Prikladnicki, diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), aponta que conectar as ações de fomento ao empreendedorismo da PUCRS e da UFRGS é uma ação inédita, que transcende as duas universidades e seus respectivos parques tecnológicos, o Tecnopuc e o Parque Zenit. “Estamos olhando para o potencial de contribuir com uma cidade mais inovadora e mais empreendedora. E fazer isso junto potencializa o impacto do resultado”, projeta.

Flávio Wagner, diretor do Parque Zenit, da UFRGS, observa que a formação de profissionais com perfil empreendedor veio agregar-se, nos últimos anos, às principais estratégias de importantes universidades brasileiras e estrangeiras. “Empreendedores inovadores sabem aproveitar ao máximo os espaços de colaboração que os ambientes de inovação oferecem, realimentando de maneira decisiva o desenvolvimento de novos negócios e a formação dos novos empreendedores. A UFRGS e a PUCRS estão plenamente alinhadas nessa missão”, sentencia.

“A parceria PUCRS e UFRGS é uma ação concreta que inverte a lógica, na qual a ideia vem primeiro. Queremos conectar pessoas, alunos, professores, empreendedores e parceiros. Inovar é estar aberto, é estar em rede”, afirma Naira Libermann, coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUCRS. Para ela, “quando falamos em Educação Empreendedora, precisamos considerar o aluno como protagonista do empreendedorismo, incentivando que ele realize conexões com a sociedade para encontrar oportunidades”, conclui.