Empreendedorismo: Projeto MUDA estimula o protagonismo de jovens de baixa renda

Proposta atuará com adolescentes no Ensino Médio de escolas públicas e foi a vencedora do Torneio Empreendedor de 2019

04/02/2020 - 17h13
empreendedorismo,projeto muda,torneio empreendedor

João Severo durante apresentação no Torneio Empreendedor / Foto: Arquivo pessoal

Oferecer oportunidades de desenvolvimento, orientações de carreira e proporcionar um espaço para o autoconhecimento de adolescentes que estão no Ensino Médio de escolas públicas. Esses são os objetivos do projeto MUDA, idealizado por João Vitor Severo, estudante do 6º semestre de Administração: Inovação e Empreendedorismo da Escola de Negócios da PUCRS. “Geralmente as oportunidades são escassas para os jovens de escolas públicas. Porém, muitas vezes, quando aparece uma chance eles agarram com tal força que se tornam destaques. Então, eu enxergo o MUDA como uma possibilidade de identificar talentos, mostrando para os adolescentes que eles podem ter sonhos e oferecendo um ambiente de reflexão e planejamento de vida”, ressalta Severo.

A ideia foi a grande vencedora do Torneio Empreendedor 2019, realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear). Durante o Torneio, os participantes foram estimulados a desenvolver projetos de impacto social, recebendo o acompanhamento de mentores parceiros do Idear. Para Severo, o ambiente empreendedor foi fundamental para avançar na construção do MUDA. “O Torneio faz com que a gente pense, através das várias ferramentas de modelagem, os diversos pontos que são necessários para transformar uma ideia em um negócio que saia do papel e dê certo”, destaca. Ao final das mentorias, as equipes apresentaram seus projetos no Pitch Day, realizado em novembro.

O protagonismo que cria oportunidades

Em quatro módulos, o MUDA atuará dentro das escolas, com dinâmicas que buscam favorecer que os alunos também participem ativamente na construção do conhecimento. “No primeiro módulo, vamos procurar estabelecer vínculos com os estudantes para que eles se vejam como protagonistas. Paralelamente, vamos auxiliar o desenvolvimento de competências empreendedoras como trabalho em equipe, liderança e oratória. Queremos que eles se conheçam, saibam onde querem chegar e construam os caminhos com propósito”, conta o idealizador do MUDA.

Vencedores do Torneio Empreendedor no Google / Foto: Vicente Zanella - Arquivo Pessoal

Vencedores do Torneio Empreendedor no Google / Foto: Vicente Zanella – Arquivo Pessoal

Severo ainda destaca que nos demais módulos as atividades aprofundarão temas voltados para o autoconhecimento, planejamento de carreira e educação financeira. “Durante a criação do projeto, fizemos um estudo que nos apontou a importância de levar para esses jovens o conhecimento sobre finanças. Esse é um dos temas que mais gera impacto para o futuro”, afirma.

O projeto piloto do MUDA será testado em março deste ano e a proposta é que as atividades aconteçam durante quatro semanas, com um dos módulos sendo abordado em cada semana. A monetização do projeto será feita através de parceria com empresas.

Empreendedorismo como parte da formação acadêmica

Além da participação no Torneio Empreendedor, Severo destaca que a estrutura da Universidade contribui para o desenvolvimento de ações de inovação e para a criação de negócios. “Ao longo da minha trajetória na PUCRS conheci professores que estão me auxiliando muito para o crescimento do MUDA, inclusive me motivando e dando dicas. Além disso, o Campus proporciona a troca de experiências com estudantes de outros cursos, o que é fundamental para observar as possibilidades sob diversos ângulos”, frisa.

Em dezembro, os integrantes dos quatro projetos melhores colocados no Torneio visitaram a sede do Google em São Paulo. A visita faz parte da premiação do evento, que inclui também mentorias no programa Rocket, consultoria com o Tecnopuc Fablab e participação na seletiva do Startup Garagem. “Essa experiência contribuiu para evidenciar que não existem fronteiras e que há uma infinidade de caminhos possíveis. No início do ano passado eu tinha uma ideia engavetada, mas meses depois ter sido vencedor do Torneio Empreendedor e ter vivenciado tudo isso me mostrou que vale a pena continuar me dedicando para aquilo que acredito”, completa Severo.

Idear

O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS fomenta e sensibiliza alunos, professores e a comunidade para o empreendedorismo. Acreditamos no empreendedorismo e na atitude empreendedora como fatores de transformação social. Saiba mais.

Tecnopuc Startups

Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS, o Tecnopuc Startups tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade PUCRS. Por meio de diferentes mecanismos, apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado. Saiba mais.