Emoção e gargalhadas celebram nova parceria da PUCRS

Filme Minha Avó era Palhaço marca a união entre Instituto de Cultura e Theatro São Pedro

20/08/2018 - 18h53
minha avó era palhaço, documentário, cinema, teatro, theatro são pedro, multipalco, circo, picadeiro, palhaçaria, instituto de cultura, pucrs

Daise (esquerda) e Mariana Gabriel (centro)
Foto: Camila Cunha

Com grande presença de público, ocorreu a exibição do documentário Minha Avó era Palhaço na Sala de Música do Multipalco, ocorrida no dia 17 de agosto. O evento marcou o início da parceria entre o Instituto de Cultura da PUCRS e a Fundação Theatro São Pedro (TSP), que visa ampliar a programação cultural na cidade.

“Em nome da minha família e equipe, ficamos muito orgulhosos pelo convite e com o resultado do evento. Um filme sobre minha vó selar essa parceria entre o Instituto e o Theatro é motivo de muito honra. Além disso, esse olhar às discussões que o filme aborda, como racismo e machismo, além do circo no nosso país, são muito importantes”, enfatizou uma das diretoras do filme, Mariana Gabriel.

Minha Avó era Palhaço mostra a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio, a partir da história de Maria Eliza ou Xamego, a palhaço que, no início da década de 40 e 60, era a grande atração do Circo Guarany. A neta da artista, Mariana, realizou, em parceria com a cineasta Ana Paula Minehira, a direção do filme que é resultado de entrevistas, consultas no acervo do Centro de Memória do Circo, leituras de teses nacionais e internacionais, sites variados e bibliografia de temas relevantes.

Diretora do filme interpreta a palhaça Birota
Foto: Camila Cunha

Emoção e interação com a plateia

Após a exibição do filme, um pequeno picadeiro foi improvisado na sala do Theatro. Foi o encontro entre a palhaça Birota (encenada pela própria Mariana) e o Xamego. Com uma imagem de sua vó fantasiada, fez uma performance circense, oportunizando momentos de muitas risadas e emoção em memória de sua vó.

Logo após a breve apresentação, Mariana e a sua mãe Daise, filha da palhaço biografada, realizaram um bate-papo com a plateia, que pode expor suas curiosidades sobre o filme e a família Gabriel.

Blog do Xamego e próximo filme

Os principais registros de Minha Avó era Palhaço estão sendo armazenados num blog, escrito por Daise, que é jornalista. Nele, estão as experiências que o documentário vem proporcionando às pessoas.

Para o futuro, Mariana já está em processo de pesquisa para um novo documentário: a história de João Alves, seu bisavô e fundador do Circo Guarany. “A partir do filme sobre a minha vó, pude reparar como a memória audiovisual brasileira é carente desses tipos de registros. Existe muita gente interessada nesses assuntos”, completou a diretora.

pucrs cultura, instituto de cultura, rua da cultura, música, show, espetáculo, bandinha di dá dó

Mais circo na Universidade

A PUCRS também proporcionou outros momentos circences, no caso, na Rua da Cultura. No dia 16 de agosto, a banda porto-alegrense Bandinha Di Dá Dó , com os palhaços Cotoco, Teimoso Teimosia, Invisível e Zé Docinho interagiram com o público, tocando músicas que mesclam ritmos ciganos, world music e rock’n’roll.

Anteriormente, no dia 7 de agosto, aconteceu o espetáculo de rua Circo de Horrores e Maravilhas,concebida pela Cooperativa de Artistas Teatrais – Oigalê.

Confira a galeria de fotos: