Em Teologia Poética, Maria Carpi celebra participação na Feira do Livro Infantil

Texto foi produzido após experiência vivenciada na Pediatria do Hospital São Lucas

14/12/2018 - 13h23
feira do livro infantil, HSL, hospital são lucas, pediatria, literatura, leitura, crianças, voluntariado, voluntários, voluntárias, pastoral

Maria Carpi, com a patroninha Nicole e sua mãe, Sandra / Foto: Camila Cunha

O convite para participar da mais recente edição da Feira do Livro Infantil do Hospital São Lucas, ocorrida no dia 10 de dezembro, emocionou a poeta Maria Carpi, patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Como forma de agradecimento, a escritora produziu Teologia Poética, dirigida a todas as pessoas envolvidas na organização do evento e do projeto Biblioteca de Literatura Infantojuvenil, autorizando sua reprodução, como segue abaixo.

Teologia Poética.

Fui convidada a participar, como Patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, da Feira de Livros do Setor de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS. Iniciativa da Escola de Humanidades e Letras da mesma Universidade há 21 anos, aliada à vocação dos médicos, enfermeiros e grupo de atendimento à saúde.

Como são crianças internadas devido a doenças, fui com o coração na mão. Iria cumprir uma liturgia do Natal. Recebida com muito carinho, em especial da Patroninha de 10 anos, dessa Feira, Nicole Garcia dos Santos.

Anos antes fui conhecer um trabalho que considero uma Poesia Viva: a Oficina de Criação Literária do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa, sendo uma das organizadoras a escritora e amiga Hilda Simões Lopes.

Nem todos somos escritores de poesia, mas com nossas vidas escrevemos os mais lindos poemas, através de um gesto, uma atitude, uma dedicação, um ato de fé, ao bem dos demais. No caso, crianças.

Houve cantorias, corta de fita verde, conjunta das duas patronas (Nicole e eu) e compra de livros com cédulas de papel brinquedo.

No final, distribuição de lanche. Explicaram que esse seria gratuito.

Perguntei se a Patrona poderia também receber um lanche de graça.

E aí se deu o milagre da Eucaristia.

Comunguei com as crianças nas espécies de um cachorro quente e suco.

Pura Graça.

Maria Carpi