Em tempos de quarentena, professores participam de transmissões ao vivo

Efeitos econômicos da pandemia e telemedicina estão entre os temas abordados nas lives

24/04/2020 - 14h30
Live, Telemedicina. Transmissões ao vivo, isolamento social, professores PUCRS

Registro da live: Tudo sobre Telemedicina

Devido ao isolamento social, a tecnologia tornou-se fundamental no cotidiano das pessoas. Além das aulas na modalidade on-line e trabalho home office, o ambiente virtual serve de canal para debates e interações com públicos que buscam se aprofundar nos mais diversos assuntos. Alguns professores da Universidade, têm participado de palestras, reuniões e participações ao vivo, em debates que acontecem nas redes sociais. 

Crescimento das redes no período de quarentena 

Os aplicativos das redes sociais, têm registrado picos históricos de interações em meio à pandemia. Segundo a pesquisa publicada pela revista Exame, um estudo da consultoria Kantar, com dados de mais de 25 mil pessoas entre os dias 14 e 24 de março, indica que o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período. 

Confira as transmissões com participações dos professores da PUCRS:  

2° Colóquio da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho

A Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho realiza uma mesa virtual com palestras sobre o mundo do trabalho em tempos de pandemia, que acontece no dia 30 de abril, das 18h às 20hEm parceria com a Academia Brasileira de Direito do Trabalho, o evento, que será na plataforma GoToMeeting, tem como convidados, diversos professores de universidades internacionais. A participação se dará por meio de inscrições prévias e taxa de adesão, podendo ser feita neste link. 

Alto rendimento no futebol

O alto rendimento é um dos objetivos de muitos atletas e jogadores de diferentes áreas e esportes. Técnicas, desempenho físico e treinamentos são alguns dos fatores que influenciam no desenvolvimento dos esportistas. Para falar sobre isso, o professor Adriano Detoni, do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, recebe Matheus Bacci, auxiliar técnico da seleção brasileira. A conversa acontecerá por meio da plataforma Zoom, no dia 29 de abril, às 19h. Os interessados precisam se inscrever pelo link. 

Impacto nas organizações 

Na última quarta-feira, dia 22 de abril, os professores do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), promoveram um espaço de diálogo online sobre a (des)confiança nas organizações e as expectativas da sociedade em tempos de covid-19. O evento contou com a presença do jornalista e professor Wilson da Costa Buenoda Universidade de São Paulo (USP), e foi realizado na plataforma Zoom, com acesso gratuito. A atividade mediada pela professora Ana Baseggio, coordenadora do curso de Relações Públicas, integra o Projeto Identidade RP sendo feito, pela primeira vez, de forma on-line. 

O sentido da vida

O professor da Escola de HumanidadesLuciano Marques de Jesus ministrou no dia 22, na plataforma Zoom, uma aula on-line e gratuita. Abordando o seguinte tema: O sentido da vida. O assunto é focado na Logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente, com base em experiências nas prisões nazistas. Que busca, a partir de sua antropologia, ser atrativa em sua visão do homem suas dimensões. 

Efeitos econômicos da pandemia

Professor coordenador do curso de Ciências Econômicasda Escola de NegóciosGustavo Inácio de Moraes participou de um bate-papo ao vivo pelo Facebook sobre os principais efeitos econômicos esperados após a pandemia do novo coronavírus, e os setores mais atingidos da economia no Rio Grande do Sul A live foi transmitida no dia de abril, às 19h, neste link. 

Tudo sobre a telemedicina

Coordenador do BioHubCarlos Klein participou no dia 26 de março de um debate no YouTube, promovido pela Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), ao vivo com profissionais da área da Medicina, TI e Direito. Na conversa, foram discutidos temas relacionados às consultas virtuais chamadas de Telemedicina, e o que muda na prática entre a relação médico  paciente. O vídeo pode ser assistido neste link. 


Leia Mais Veja todas