Eleições do DCE: conheça as propostas das chapas

As votações ocorrem nos dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 22h

16/10/2018 - 15h56
eleições, dce

Foto: pjedrzejczyk / pixabay

Para garantir o processo eleitoral transparente e ágil, a PUCRS disponibilizou às chapas a possibilidade de apresentar as suas principais ideias à comunidade acadêmica. Considerando o critério e equidade foram realizadas perguntas idênticas as chapas, com o mesmo espaço para respostas.

Durante o processo eleitoral, os alunos da Universidade terão duas opções para votar:

• Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa
  • Chapa 2 – Integração

As urnas estarão disponíveis nos prédios 7, 9, 11, 30, 50 e 81. Confira abaixo os posicionamentos das chapas:

– Quais são as principais propostas aos alunos?

Chapa 1 Chapa 2
Nós somos uma chapa que tem na maioria dos seus integrantes estudantes bolsistas e, por isso, nossas propostas tangem às questões relacionadas à assistência estudantil e permanência na universidade. Sabemos o quão difícil é acessar o ensino superior e, mais ainda, sair formado. Defendemos que o DCE sirva como um meio de pressão e diálogo para que a universidade atenda as demandas mais latentes dos estudantes. Nossas propostas visam a integração dos estudantes da PUCRS. Gincana Universitária, Atividades Acadêmicas, Apoio e Incentivo as Atléticas, Workshops, Acústico Universitário, BikePoA, Olimpíadas Universitária, Feira de Startups e Apoio ao Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos.

– O que a chapa pretende com relação a utilização do espaço do DCE?

Chapa 1 Chapa 2
Nas últimas gestões, o DCE se tornou um espaço vazio e sem utilidade, era usado apenas para fazer TRI escolar a um preço absurdo de R$25,00. Defendemos que o DCE tenha vida, que seja aberto e promova atividades que os estudantes se sintam parte do espaço e possam utilizá-lo como quiserem. Defendemos mais estrutura para os estudantes que almocem ou façam algum tipo de refeição na universidade, com microondas, geladeira, pia e armários. O espaço do DCE deve ser melhor aproveitado, tornado o lugar em um espaço de convívio social, promovendo a integração dos alunos.

– Se for eleita, de que forma prestará contas aos estudantes? E qual será a periodicidade?

Chapa 1 Chapa 2
A prestação de contas é muito importante para a nossa chapa, temos como proposta uma prestação de contas online e mensal; além de uma assembleia semestral que aprove as contas do DCE. Presenciamos na última gestão o aumento da arrecadação do diretório, com a taxa cobrada pelo TRI escolar passando de R$5,00 para R$25,00, porém jamais tivemos acesso de onde foram parar esse montante de dinheiro, assim como diversos bens adquiridos durante a gestão Eclipse. A informação que temos é que nenhum aluno contribui financeiramente com o DCE, assim como ocorre com os sindicatos, por exemplo. Caso contrário, a prestação de contas será realizada mensalmente no site do DCE, pois facilita muito a comunicação.

– Existem iniciativas para que os alunos possam estar mais engajados com as atividades do DCE?

Chapa 1 Chapa 2
Acreditamos que democracia se faz com participação por isso temos como propostas uma ouvidoria efetiva no DCE e queremos uma gestão que faça reuniões abertas, rodas de diálogo e que esteja sempre presente na vida estudantil. Nossa chapa é composta por C.A. e pelo movimento Aurora, que entrou com o processo judicial N°11800363720 para que estas eleições pudessem acontecer, visto que a última gestão não convocou as eleições de forma democrática. Já vemos este engajamento em alguns Centros Acadêmicos do Campus. Respeitar as diferenças, promover a integração através de atividades que sejam comuns a todos os estudantes é fundamental.

– Qual é o legado que a sua gestão pretende deixar?

Chapa 1 Chapa 2
O legado da democracia! Essa gestão servirá para arrumar a casa, visto que seu mandato cessará em abril do ano que vem. Queremos fazer uma mudança estatutária democrática, visto que a gestão Eclipse mudou o estatuto sem uma consulta aos estudantes. Neste estatuto vigente, as gestões duram dois anos e as eleições acontecem sem urnas eletrônicas e a comissão eleitoral é escolhida de forma antidemocrática. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros, respeitando as diferenças conseguiremos promover a integração de todos.

– Confira mais sobre as propostas nas redes sociais das chapas:

Instagram: @eseapucrsfossenossa
Facebook: @seapucrsfossenossa
Instagram: @integracaopucrs
Facebook: @integracaopucrs

SERVIÇO:

– O que? Eleições da nova diretoria DCE

– Quando? 17 e 18 de outubro

– Quem pode votar? Todos os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação. Deve ser apresentado um documento de identidade com foto.

– Onde?

• Prédio 7, para alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design;
  • Prédio 9, para os alunos da Escola de Humanidades e do curso de Odontologia;
  • Prédio 11, para alunos da Escola de Direito, de Ciências, alunos do curso da Escola de Medicina até o 4º nível e alunos do curso de Psicologia e dos cursos de Gastronomia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia;
  • Prédio 30, para alunos da Escola Politécnica;
  • Prédio 50, para alunos da Escola de Negócios;
  • Prédio 81, para alunos da Escola de Medicina, a partir do 5º nível, e dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem.